EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende 118 aves silvestres em Brasília

19 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Policiais apreenderam 118 pássaros silvestres, entre canários, bicudas e patativas. Eles foram apreendidos no início da tarde deste domingo (18/10) no setor P Sul, em Ceilândia, Brasília. Em operação conjunta feita a partir de uma denúncia anônima, as polícias Civil e Militar chegaram à casa de Amarildo Cherigadh, 44 anos.

Algumas aves estavam com anilhas falsificadas, o que pode ser um indício de que o acusado tentou burlar a fiscalização ambiental. A anilha é uma espécie de anel que fica no pé do animal para identificação daqueles criados legalmente.

“Até agora encontramos dez pássaros com anilhas falsas, o que é suficiente para apreender todos e fazê-lo perder a licença”, afirmou o sargento Fábio Pereira, da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA).

Os animais estavam em gaiolas, eram alimentados regularmente e não havia sinais de maus-tratos. O acusado foi levado por agentes da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil para a 23ª DP.

Além de perder a licença de criador, Cherigadh terá que responder criminalmente pela falsificação de cada anilha. Ele foi autuado em flagrante por crime contra a fauna, com pena de três anos de reclusão além de multa de R$ 500 por cada ave mantida em cativeiro sem autorização.

Fonte: Correio Braziliense

Você viu?

Ir para o topo