EnglishEspañolPortuguês

Uma pata e seus 17 patinhos emocionam moradores de Piracicaba (SP)

18 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A rotina de quem passa diariamente pela Praça José Bonifácio, em Piracicaba, ou de quem descansa à sombra das árvores foi quebrada ontem de manhã por 17 patinhos, acompanhados da mãe, que roubaram a cena ao nadar tranquilamente no chafariz.

Durante mais de cinco horas, eles encantaram adultos e crianças que se aglomeraram em volta da fonte. A pessoas se emocionaram.

Quem encontrou as aves foi Ângelo José Poli, 29, por volta das 8h40, ao passar pela praça. Ele viu quando os patinhos caíram do oitavo andar do prédio que fica na esquina da rua Santo Antonio com Prudente de Moraes, aproximadamente 30 metros de altura, onde a pata teria chocado seus ovos.

Pegou uma caixa de papelão, deu sinal para os veículos pararem, para evitar o atropelamento deles, e recolheu um a um. “Eu os trouxe para perto de uma estátua na praça, coloquei um no chão e ele correu tanto que dei duro para pegá-lo novamente. Resolvi, então, colocá-lo no chafariz. Como observei que nadou, levei os outros também para a água. Eles adoraram”, contou Poli.

No tempo em que as aves permaneceram no chafariz, inúmeros foram os flashes fotográficos. Todos queriam registrar o momento. “É o máximo”, repetia Paula Patrícia, 22, sem tirar os olhos da água. “Só pode ter sido Deus que colocou as mãos embaixo, para que os patinhos não morressem ao caírem do prédio”, comentou Kelly Cristina, 21.

O momento mais emocionante, e que provocou lágrimas nas pessoas, foi quando a pata chegou ao chafariz – quase três horas depois dos filhotes. Eles estavam alvoroçados e pararam de “reclamar”, dando um ‘longo abraço’ na mãe, não mais se apartando dela. “Deus é Deus. A natureza proporciona tanta coisa bonita. Ela (pata) está tão contente agora. A humanidade poderia ser tão linda e amorosa assim quanto eles”, dizia Hélio Ribeiro, 55.

Marina da Silva, 32, que estava com os filhos Maiara (6) e Leonardo (4), disse que se identificou com o momento do encontro da pata com seus filhotes. “O instinto materno é algo inexplicável”, declarou.

Nem mesmo os bombeiros, que já capturaram capivaras, cobras, jacarés, cães bravos, lagartos e outras espécies de animais, deixaram de se emocionar. Eles nunca haviam feito captura de patos.

Dijalma, há 20 anos na corporação, disse que pela primeira vez foi acionado para este tipo de ocorrência. “Realmente é uma cena bonita”, disse.

Vendemiatti, há sete anos como bombeiro, também capturou patos pela primeira vez. Eles tiveram muito cuidado para retirá-los da água. Primeiro recolheram os patinhos, pois se jogassem a rede na pata poderiam feri-los. Assustada, ela voou e os bombeiros colocaram os filhotes novamente no chafariz, para atraí-la. Só às 13h50 resgataram a ‘família’ inteira.

Fonte:  Gazeta de Piracicaba

Nota da Redação:  Que essa linda e natural cena tenha despertado a consciência das pessoas para o respeito aos direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo