EnglishEspañolPortuguês

Cães têm mais chance de desenvolver tumor à medida que envelhecem

18 de outubro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Estar alerta com a saúde dos cães é importante em qualquer fase, mas quando eles chegam à terceira idade é preciso redobrar a atenção para qualquer sinal de anormalidade. Nessa fase, é muito comum o aparecimento de tumores que se desenvolvem de forma rápida e que podem levar o animal à morte.

Segundo a médica veterinária Carolina Peixoto Moraes, os tumores aparecem com maior frequência em animais a partir dos 7 anos. “Mas isso não significa que não possam aparecer em animais jovens”, disse Carolina Moraes.

A veterinária explica que nem todos os tumores são diagnosticados como câncer. No entanto, mesmo os benignos devem ser retirados rapidamente para não se tornarem malignos. “Em machos, o tumor mais comum é o que aparece nos testículos e, nas fêmeas, são mais comuns na mama”, afirmou a veterinária.

E foi nesse local que apareceu o primeiro tumor na cadela da fisioterapeuta Janaína Costa. A pincher Mel, de 7 anos, está em tratamento para combater a doença. “Há dois anos percebi o caroço na Mel, mas não foi possível retirá-lo porque ela ficou prenha. Quando os filhotes nasceram, o tumor praticamente desapareceu, então resolvemos não operar e só acompanhar”, disse Janaína Costa.

Mas, para a tristeza da fisioterapeuta, este ano, o tumor na mama da pincher aumentou rapidamente e, para piorar, Janaína Costa percebeu o aparecimento de um outro caroço de cor escura (parecido com uma verruga) na vulva da cadela. “Esse foi o que mais me preocupou, levei a Mel imediatamente para a veterinária, que indicou uma cirurgia de emergência”, afirmou a fisioterapeuta.

No mês passado, os tumores de Mel foram retirados e encaminhados para biópsia. “Os tumores na mama não eram malignos, porém o da vulva foi constato ser mesmo um melanoma. Fiquei muito triste, mas estou otimista porque os veterinários disseram que ele foi retirado no começo e agora, com a quimioterapia, as chances de cura são grandes”, disse Janaína Costa.

O caso da pincher Mel serve como alerta para todos os guardiões. A fisioterapeuta afirma que muitas pessoas veem essas verrugas em cães ou qualquer outro caroço e não se preocupam. “Elas crescem rápido e aí, quando o guardião vai procurar o veterinário, é tarde demais”, afirmou.

Castração da fêmea pode evitar problemas

De acordo com a veterinária Carolina Peixoto Moraes, uma das formas de prevenir o câncer em animais é a castração da fêmea antes do primeiro cio e a dos machos que tiverem apenas um testículo. “Além disso, é fundamental estar sempre de olho no animal apalpando as mamas das fêmeas e observando se há algum tipo de caroço no corpo deles”, afirmou a veterinária.

Ainda segundo Carolina Peixoto, o tratamento indicado é sempre a cirurgia. “Após o resultado da biópsia, o veterinário irá indicar a quimioterapia adequada para o tipo de tumor”, disse.

A veterinária lembra que, assim como os seres humanos, os animais que lutam contra o câncer sentem muitas dores e, por isso, devem tomar analgésicos fortes para ajudar a diminuir o sofrimento deles. “Os cães em tratamento também devem ter uma alimentação diferenciada, com menos carboidratos e rica em gorduras”. O mais indicado é que comam ração rica em ômega 3 para evitar que o câncer se espalhe para o resto do corpo”, disse Carolina Peixoto.

Com informações de Correio de Uberlândia

Você viu?

Ir para o topo