EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Caraguatatuba instala chips nos animais

18 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses está instalando chips nos animais de estimação dos moradores de Caraguatatuba. A tecnologia foi o jeito encontrado para evitar o abandono.

pictoooo
Foto: Reprodução / Rede Vanguarda

Hoje o Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba tem cerca de 46 cachorros nessas condições. No haras municipal são 12 cavalos, que foram recolhidos em áreas irregulares.

Para tentar diminuir esses números, desde 2006 a prefeitura vem aplicando microchips nos animais para cadastrar o endereço e o nome dos guardiões. As informações vão para um banco de dados e, com isso, fica mais fácil localizar quem é o guardião.

Neste ano, o programa foi intensificado. Cerca de 1.200 animais receberam o chip e a proposta é atingir 1.500 até o fim do ano. Por lei, são os donos que devem levá-los até o Centro de Zoonoses para que eles recebam o aparelho. Caso os animais já identificados sejam encontrados abandonados nas ruas da cidade, o responsável tem que pagar uma multa que varia de 100 a 2 mil reais. Até agora três pessoas já foram multadas na cidade.

Para fazer o cadastro no centro de zoonoses, o guardião do animal deve levar RG, CPF e comprovante de residência. A taxa de instalação do chip é de 10 reais.

Com informações de VNews

Você viu?

Ir para o topo