EnglishEspañolPortuguês

O erro do Planeta Bizarro do G1

17 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Robson Fernando
[email protected]

O maior erro do Planeta Bizarro do G1 (portal de notícias da Globo.com) é postar notícias envolvendo crueldade contra animais e sofrimento animal. O portal deixa transparecer que trata a maldade humana contra bichos como um mote a atrair gente ávida por fatos inusitados, bizarros e curiosos da mesma forma que notícias inocentes como um recorde inusitado ou um sanduíche ultracalórico.

Animais que sobrevivem após serem feridos a bala, que se entalam em potes, copos, rodas etc., que são feridos ou mortos violentamente por humanos, que vivem em casas superlotadas, que são apreendidos em tráfico ilegal, que engolem objetos cortantes, que brigam em rinhas exóticas etc. são tratados como tema do Planeta Bizarro, numa demonstração por parte do G1 de que o infortúnio animal não é um tema sério, mas apenas atração de curiosos, quase à maneira de um freak show.

Às vezes, a notícia não tem nada a ver com o foco/tema do PB – bizarrice, inusitação e curiosidade – mas, só por envolver animais, mesmo sendo notícias policiais sérias, é postada, como o caso do rapaz preso por enrolar uma gata com fita adesiva.

É fato óbvio e inegável que essas notícias não merecem estar no Planeta Bizarro e que o G1 só faz queimar seu filme perante a ética e leitores conscientizados quando as publica nessa seção.

O que cabe à redação do PB/G1 fazer, para não correr o risco de ser considerado um site imoral por sua visão que debocha da dor animal, é criar uma seção exclusiva para animais. Nomeiem como “Bichos”, “Animais”, “Mundo Animal”, algo do tipo, e ponham só ali notícias envolvendo animais, fatos curiosos do mundo animal, animais em apuros e crueldade humana contra bichos.

O G1 deveria criar uma seção de notícias do mundo animal enquanto é tempo antes que seus leitores se deem conta de que o portal, por tratar o sofrimento animal e a maldade humana como algo curioso e inusitado tanto quanto um recorde esquisito ou um casamento superpoligâmico, está sendo insensível e, em última análise, sádico e comecem a rechaçar e até boicotar o site.

Texto original: http://conscienciaefervescente.blogspot.com/2009/09/o-erro-do-planeta-bizarro-do-portal-g1.html 

*Esse texto vem sendo postado na comunidade do Planeta Bizarro/G1 no Orkut e convido você a ajudar a fazer pressão para o G1 criar uma seção exclusiva para animais entrando em contato com a redação do site ou opinando nos tópicos da comunidade do PB no Orkut.

Você viu?

Ir para o topo