EnglishEspañolPortuguês

Caminhão superlotado de bezerros é apreendido em MG

17 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Nanci Dainezi   (da Redação)

A matéria veiculada no G1 sobre o acidente com um caminhão superlotado de bezerros mostra claramente o desprezo com que a sociedade trata os animais. Para quem não leu, reproduzo abaixo:

“Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) apreenderam um caminhão lotado de bezerros. Muitos animais morreram durante a viagem. Para transportar tantos animais, foi improvisado um suporte de madeira. 
 
No veículo, com capacidade para 80 bezerros, havia 181 animais. Noventa por cento eram recém-nascidos. Nessas condições, falta ar. Trinta e nove animais morreram.

O motorista tentou fugir da fiscalização. Ele vai responder por maus-tratos e transporte irregular. Ele teria dito que pegou o caminhão já carregado na cidade de Carmo do Paranaíba (MG) e iria levá-lo a um posto da BR-040. ‘Só sei que iria passar a mercadoria para outro caminhão’, disse ele.
 
O ‘tutor’ dos animais não foi identificado. Neste caso, o proprietário do caminhão recebeu uma multa.  Todos os bezerros são machos e de raça leiteira, o que reforça a suspeita de que os animais saíram de uma fazenda do interior de Minas Gerais. Os fiscais acreditam que os animais seriam levados a um abatedouro clandestino.

Os bezerros não tinham a guia de transporte animal. O documento que informa a origem, o destino e a vacinação do rebanho.”

O caso também foi mostrado por uma emissora de TV; no final da reportagem, a apresentadora anunciou que o proprietário do caminhão foi multado, e completou informando que todos os animais seriam sacrificados. 

Que diferença faz para os bezerros morrerem brutalmente no transporte, ou morrerem brutalmente  no abate? Esse caso é mais uma prova de que os animais são tratados como meros produtos, como se fossem vasos de vidro. Não é possível que o ser humano não questione o quanto é violento e sem ética em relação aos animais.

Você viu?

Ir para o topo