EnglishEspañolPortuguês

Casal de tigres ganha novo lar depois de 10 anos confinado no RS

16 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Depois de 10 anos dividindo uma jaula, os tigres Zara e Tigor ganharam na manhã desta quinta-feira (15) um novo lar no Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria (RS).

Os tigres estavam no circo desde que nasceram. Eles eram explorados e treinados para futuras apresentações. Segundo Santos Braz, ambientalista do criadouro, o antigo tutor entregou o casal ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) depois da proibição da apresentação de animais em espetáculos circenses.

Braz disse que os animais precisaram ser sedados para o transporte até a nova casa. Por terem passado tanto tempo em confinamento, os dois estão desidratados. “A anestesia pode ser perigosa. Ficamos com receio de que acontecesse alguma coisa ruim. Mas os dois já estão de pé, recuperados do sedativo”, afirmou Braz ao G1.

Tigres que foram transferidos na manhã desta quintá-feira (15) (Foto: Claudio Vaz/Agencia RBS)
Tigres que foram transferidos na manhã desta quintá-feira (15) (Foto: Claudio Vaz/Agência RBS)

No novo lar, Zara e Tigor devem ganhar peso e ter condições mais parecidas com as da natureza. “Zara pesa 180 kg e Tigor, 250 kg. Um tigre saudável pode pesar até 350 kg”, disse o ambientalista.

Braz assegura que o casal terá agora uma piscina e será alimentado adequadamente. Ainda segundo o ambientalista, a casa dos tigres custou cerca de R$ 35 mil. Ele afirmou que o Criadouro Conservacionista São Braz não recebe apoio do governo. A entidade é mantida com recursos doados por empresas da região.

Com informações do G1

Você viu?

Ir para o topo