EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de cascavel e de cutia morrem no Zoológico de Goiânia

15 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Dois filhotes, um de cutia e outro de cascavel, morreram no Parque Zoológico de Goiânia entre o último sábado e esta segunda-feira. As duas mortes foram consideradas normais pela direção do zoo, principalmente pela pouca idade dos animais. A primeira vítima foi uma cascavel macho, de aproximadamente 10 meses e 30 centímetros de comprimento, que morreu na manhã de sábado, possivelmente em decorrência de uma virose.

Segundo o médico veterinário José Carlos Fávaro Júnior, que estava no plantão do parque no fim de semana, o animal nasceu com malformação na coluna e tinha sérios problemas de saúde. “Era uma serpente que não se alimentava direito, pois tinha dificuldade para engolir”, diz.

Um laudo histopatológico foi feito e o resultado deve apontar a possível causa da morte. Os filhotes de serpente ficam em caixas separadas do ambiente onde vivem os adultos. “A mortalidade é comum por dois fatores: a seleção natural e a adaptação ao cativeiro”, enumera o diretor do zoo, Raphael Cupertino.

A serpente é o 77º animal a morrer no zoo da capital neste ano. Atualmente existem no zoológico 13 exemplares de cascavel. Duas são adultas e 11 filhotes. O animal vive, em média, 15 anos.

Interditado desde o dia 20 de julho, o zoológico ainda não tem data definida para ser reaberto ao público. De acordo com o diretor do zoo, no momento, uma das intervenções ocorre nos ninhos das araras, que estão sendo substituídos, o que também deve ocorrer com outras aves. “Estamos preocupados em adequar a parte física do zoo e melhorar as condições de saúde dos animais”, afirma o diretor do zoo.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: A direção do Zoológico de Goiânia vem considerando normais as diversas mortes ocorridas no local desde o ano passado. Também não se pode ser tratada com naturalidade a mortalidade de animais causada pela triste e nada natural adaptação ao cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo