EnglishEspañolPortuguês

Centro de Reabilitação de animais é inaugurado em Gaia, Portugal

15 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução/Gaia Global
Foto: Reprodução/Gaia Global

O Centro de Reabilitação Animal já está em funcionamento. Trata-se de uma moderna estrutura de abrigo e tratamento de animais abandonados, que substitui o antigo canil com mais de 60 anos que vai ser demolido. O local tem capacidade para 76 animais (cães e gatos), num espaço amplo de mil metros quadrados, dividido em 38 gaiolas, junto às Oficinas Municipais. Dispõe ainda de uma clínica veterinária e de uma sala de cirurgias, que são geridas pelo Parque Biológico.

“De fato, não se justificava a anterior situação de desumanização. Fizemos um compasso de espera para construir este Centro, pois tínhamos previsto um projeto maior em parceria com todos os Municípios da Área Metropolitana do Porto. Isso não foi possível, mas penso que este espaço tem uma grande dignidade”, salientou Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, na sua intervenção.

Apesar de não ser concretizado de imediato, o projeto intermunicipal do Centro de Reabilitação e Bem-estar Animal mantém-se de pé, e será reatado caso haja acordo. O novo Centro representou um investimento de 250 mil euros e não invalida a continuação das campanhas municipais de defesa e proteção dos animais. “É um problema que não se trata com canis, mas sim com a mudança de atitude de todos os cidadãos. Mas num concelho com esta dimensão são necessários serviços deste gênero”, justificou o Presidente da Câmara Municipal.

Entretanto, a Câmara Municipal pretende triplicar o número de animais adotados. “Em vez dos centros comerciais, passaremos a fazer as campanhas no novo Centro. Nas escolas vamos continuar com as iniciativas de sensibilização para o não abandono dos animais. Pensamos que as crianças podem ser um veículo eficaz de transmissão da mensagem”, destacou Mário Fontemanha, Vereador do Ambiente.

Fonte: Gaia Global

Você viu?

Ir para o topo