EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende 33 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Vila Velha (ES)

14 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Em nova ação de combate à venda de pássaros silvestres, realizada em Vila Velha, fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apreenderam 33 aves que foram capturadas em uma propriedade do bairro Nova Itaparica. Um caseiro do terreno foi detido acusado de manter as aves em cativeiro.

O sargento Idevan, responsável pela operação, disse que o Ibama chegou até a propriedade com auxílio de denúncias anônimas. Segundo os informantes, uma pessoa estaria retirando os pássaros da natureza, colocando-os em cativeiro e fazendo o comércio, posteriormente.

Fiscais foram até o local indicado e encontraram o rapaz responsável pelas terras. Durante buscas, os funcionários do Ibama encontraram várias aves presas em viveiros. No topo de algumas árvores, eles ainda localizaram alçapões com frutas, preparados para atrair e capturar os animais.

Trinta e três pássaros silvestres, entre canários-da-terra, sabiás, sanhaços, coleiros, gaturamas e saíras foram recolhidos e levados à Delegacia do Meio Ambiente, junto ao acusado. Segundo o sargento Idevan, o responsável pela captura dos animais assinou um termo circunstanciado e responderá processo por crime ambiental. Por cada pássaro apreendido, ele deverá pagar multa de R$ 500,00.

As aves permanecem na Delegacia, mas devem ser levadas ao Projeto Sereias, em Aracruz, para serem tratadas.

Apreensão em Santa Mônica

Na tarde da terça-feira (13), ainda em Vila Velha, 35 aves silvestres foram apreendidas por agentes do Ibama durante operação de averiguação de denúncia realizada em Santa Mônica. Os animais estavam presos em gaiolas sem ventilação, escondidas no interior de uma garagem. Entre os pássaros encontrados durante a ação estavam trinca-ferros, sabiás, coleiros, canários-da-terra e sofrê.

Com informações de Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo