Canil Municipal deve atender animais abandonados, maltratados e doentes


O Canil Municipal pode dar atendimento ambulatorial a cães maltratados e doentes, vitimados pela crueldade, abandonados ou atropelados em via pública. A lei 6.482, que institui em Piracicaba esse programa, está em vigor desde o dia 10 de setembro, quando foi publicado no Diário Oficial do Município o decreto 13.247/09, que regulamenta esta legislação.

De acordo com o decreto do prefeito Barjas Negri (PSDB), a população será informada sobre o acesso aos serviços colocados em operação pela Secretaria de Saúde de Piracicaba. O programa será coordenado pela pasta e pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo Cristiane Naval Filletti, vice-presidente da Sociedade Piracicabana Protetora dos Animais (SPPA), a volta do atendimento a esses animais no canil era uma reivindicação antiga. Ela ressaltou ainda que o CCZ também precisa promover um programa de castração nos bairros. “O Canil Municipal faz castrações, mas o acesso é difícil, por ficar em um local afastado da cidade”.

Pela lei, existe a possibilidade de o CCZ fazer parcerias com entidades “que tenham interesse na proteção e saúde dos animais. Também poderá ser aceito serviço voluntário”. O veterinário do canil, Paulo Roberto Lara, disse que essas medidas vão contribuir muito para o atendimento aos cães. Entre as propostas que podem ser implantadas está a permissão para que pessoas visitem o canil e dediquem algumas horas aos cães, levando-os a passear e, se a pessoa não puder adotar, conseguir a adoção.

Está no decreto a viabilização de campanhas de conscientização da necessidade de esterilizar e vacinar os animais e também estimular as adoções e a guarda responsável.

Fonte: Gazeta de Piracicaba


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL

INDÚSTRIA CRUEL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>