EnglishEspañolPortuguês

Caçadores matam urso a tiros na frente de turistas nos EUA

14 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Pamela Locke, seu marido e seu filho de 13 anos estavam entre os turistas que foram surpreendidos pelos caçadores brutais no Alasca.

urso marrom
Foto: National Pictures

A família estava viajando pela Estrada Sterling, quando resolveu parar para admirar um jovem urso marrom em um rio próximo.

De repente, ela viu um veículo estacionando, do qual desceram dois homens, que vestiam trajes camuflados, portavam rifles de caça e foram em direção ao urso.

“De início imaginei que eles estivessem carregando rifles por precaução e que estariam apenas supervisionando o animal”, disse a mulher.

Porém, uma outra mulher que estava em companhia dela achou estranho e foi até um dos homens questionando: “Vocês não vão atirar nesse urso, vão?”. O que ambos fizeram foi dar um sorriso cínico e responder-lhe: “Sim, nós vamos, se ele cruzar a estrada”. “Vocês só podem estar brincando comigo”, retrucou a mulher.

Pamela Locke, então, avistou os caçadores perseguindo o urso do outro lado da estrada. O animal correu muito para tentar escapar, mas foi baleado pelas costas.

O urso caiu imediatamente após levar os tiros. “Ele não estava morto até aquele momento, e todos nós estávamos imóveis com um grande urso marrom gravemente ferido no meio da estrada”, disse Locke.

O marido de Pamela foi claro ao relatar que os caçadores estavam no meio da estrada quando abriram fogo contra o animal. Porém, os patrulheiros locais insistiram em dizer que os caçadores tinham “permissão legal” para atirar desde que o urso cruzasse a estrada, pois do outro lado há uma “área de caça”.

“Eu só queria sair dali, foi horrível. Eu fiquei chocada, aquilo era tão profundamente errado que eu não soube como reagir”, relatou Pamela. “Foi como entrar em um zoológico e atirar em um urso dentro da jaula, o animal não teve nenhuma chance”.

Larry Lewis, um técnico de vida selvagem do departamento de pesca e caça do Alasca, disse que o incidente estava sob investigação.

De qualquer forma, ele ressaltou que a lei proíbe que ursos sejam baleados do meio da estrada. Lewis ainda declarou que não há uma lei específica que proíba caçadores de matar na frente de turistas, e que isso dependeria da “ética” destes.

“É uma preocupação pública. Tentamos desencorajar a caça por esporte, especialmente quando envolve matar animais que os turistas estão observando e fotografando”, disse Lewis.

Com informações de telegraph.co.uk

Você viu?

Ir para o topo