EnglishEspañolPortuguês

Projeto quer ampliar castração de cães e gatos, em Vitória (ES)

13 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Vitória, no ES, está implantando um projeto que vai intensificar a castração de cães e gatos nas áreas mais carentes da cidade. O objetivo é oferecer um serviço de avaliação e de busca de todos os animais domésticos que possam ser castrados. O serviço já ganhou até apelido: é o “Táxi Dog”.

Segundo o médico veterinário do CCZ, Antônio Marcos Galimberti, o centro já começou a fazer um levantamento dos cães e gatos dos moradores do bairro Resistência. “Esse levantamento está sendo feito com a ajuda dos agentes comunitários. Depois, vamos viabilizar a busca desses animais para que possam ser castrados, sempre em acordo com a família. O projeto deverá se ampliar aos poucos para outras regiões”, explica.

Há cerca de cinco anos, o CCZ realiza, gratuitamente, a castração de cães e gatos na unidade. Qualquer morador de Vitória pode fazer o pedido pelo telefone 156 e, quando autorizado, levar o animal ao CCZ para a castração. “Para se ter ideia, uma castração na clínica veterinária custa de R$ 250,00 a R$ 450,00, e nós oferecemos isso de graça”, lembra Galimberti.

Ampliação

Cerca de mil animais são castrados na cidade por ano. No entanto o objetivo é ampliar esse número. “Tanto machos quanto fêmeas podem e devem ser castrados”.

Além de contribuir para a diminuição de animais abandonados nas ruas, a castração traz outras vantagens para o tutor e para o animal. “Eles ficam mais tranquilos, caseiros e não entram mais no cio, porque perdem o interesse pela reprodução”, explica o veterinário.

Vale lembrar, ainda, que o CCZ mantém alguns animais no canil da unidade que podem ser doados. Atualmente, cerca de 30 cães e gatos aguardam um lar no local.

Informe

Para denúncias de maus-tratos, pedidos de castração de animais e orientações diversas:

Telefone: 156

Fonte: Gazeta On-line

Você viu?

Ir para o topo