EnglishEspañolPortuguês

Jaguatirica aparece em residência no ES

11 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Seria um domingo como outro qualquer para a dona de casa Elza Maria de Andrade, 43 anos, não fosse o susto de se deparar com uma jaguatirica na cozinha de sua residência, em Cobilândia, Vila Velha (ES). O felino, adulto, entrou pela janela por volta das 6 horas de hoje.

O barulho das latas de mantimentos caindo no chão da cozinha é que fez dona Elza acordar, inicialmente pensando tratar-se de um ladrão. “Peguei um facão e fui logo em direção ao quarto onde dorme a minha tia”, diz ela. Mas foi na cozinha que, primeiro, dona Elza viu seu cachorro ‘Riso’.

Tão logo percebeu a presença da dona, o cachorro começou a latir,  talvez por temer que ela pudesse ser atacada pela jaguatirica, com cerca de nove quilos e 40 centímetros de comprimento. O cachorro, então, manteve a jaguatirica encurralada num cantinho do cômodo.

Passado o susto, dona Elza chamou a Polícia Ambiental, que levou o felino para sua sede, em Cariacica, onde ele permanecerá até ser levado para o Projeto Sereias, onde ficará em quarentena e, posteriormente, será devolvido a seu habitat natural, provavelmente uma das reservas ambientais do Estado.

O sargento Marcos Monteiro, da Polícia Ambiental, explicou que a jaguatirica é um animal protegido, por ser da fauna brasileira e estar em extinção. Segundo ele, o felino, aparentemente – por mostrar-se manso – estaria sendo mantido em cativeiro, o que é proibido por lei.

A polícia vai investigar para identificar o responsável, que poderá ser multado, tendo de pagar um valor que varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Além disso, responderá pelo ato criminalmente.

Fonte: Gazeta on-line

Você viu?

Ir para o topo