EnglishEspañolPortuguês

Tucanos fazem ninho em área urbana de Novo Hamburgo

10 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Luis Felix/GES
Foto: Luis Felix/GES

O interior do tronco de uma paineira está servindo de lar para dois tucanos em plena área urbana de Novo Hamburgo. Eles estão em um local recheado de árvores nativas, no bairro São José, onde o verde das folhas completa o visual colorido da ave, de peito amarelado, com detalhes em preto e vermelho, que contrasta com o grande bico esverdeado. Os tucanos já viraram atração de quem sabe onde está o ninho, mas sua localização é guardada a sete chaves, para não atrair atenção de quem desconhece a importância de sua preservação.

Os tucanos se instalaram no local há cerca de três anos, mas foi há um mês que resolveram fixar morada na paineira, ladeada por árvores timbaúva, caneleira e chale-chale. “Eles saíam do tronco com algo no bico e aí percebi que eles tiravam o miolo e deixavam no pátio de uma escola. Acredito que é um casal”, conta o motorista Roberto Klein, 57 anos. O morador de Montenegro passa as manhãs no local aguardando alunos na companhia de outros motoristas que também avistaram as aves: Claudir Rockenbach, 48, de Estância Velha, e Juliano Hanauer, 45, de São José do Hortêncio.

Se para os três motoristas a presença dos tucanos é um visual de pura beleza, para o morador das proximidades da árvore, o pedreiro Rudi Groth, 56, a preocupação é maior. Além de plantar mudas de árvores para deixar a mata mais atrativa, ele procura não divulgar muito o local, para ninguém ficar interessado em colocar as aves na gaiola.

Crianças que assistem ao voo dos tucanos também ficam encantadas. A professora Ana Paula Jung conta que muitos já os fotografaram para guardar uma lembrança. “Imagine uma ave rara em plena cidade. É muito bonito e é resultado da preocupação dos moradores das proximidades, que cuidam muito do meio ambiente”, arremata.

O retorno das aves ao ambiente urbano ocorre porque as condições do local são propícias. “Isso demonstra que há vegetação atrativa para que façam seu ninho e se alimentem”, diz o biólogo Jackson Müller. Além disso, ele acrescenta que a redução da caça é outro indicativo desse comportamento das aves.

O tucano-de-bico-verde é uma ave da família Ramphastideos, mais comum na América do Sul e no Brasil. Seu peso varia de 500 a 600 gramas, mede entre 45 e 56 centímetros, alimenta-se de frutas e insetos e procura um lugar seguro para fazer seu ninho. Sua reprodução ocorre, geralmente, no final da primavera e o casal se reveza para chocar os ovos, que eclodem entre 15 e 20 dias após serem postos.

Fonte: Diário de Canoas

Você viu?

Ir para o topo