EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos animais comparecem à audiência pública em mobilização contra a volta dos rodeios

10 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

INR – Instituto Nina Rosa
[email protected]

Ocorreu na última quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Guarulhos/SP, a audiência pública sobre o projeto de lei que pretende levar de volta os rodeios àquele município, onde são proibidos desde 2006.

A audiência, que teve duração de seis horas, foi marcada, de um lado, pelas agressões dos partidários pró-rodeios contra manifestantes da defesa animal, na entrada da Câmara e até mesmo dentro do plenário (veja aqui o vídeo). De outro, pela presença em massa de ativistas da defesa animal, muito superior à de defensores dos rodeios.

Mobilização à frente da Câmara antecedeu a audiência pública.

Manifestação pacífica contra rodeios foi interrompida por agressões dos pró-rodeios.

Nina Rosa, Vânia Tuglio, Lilian Rochenbach, Ângela Caruso, Sônia Fonseca, Rodolfo Aliaga e representantes de diversas organizações estiveram presentes à audiência.

Estiveram também presentes os partidários pró-rodeios, Orivaldo Tenório, ex-médico veterinário, e o vereador Wagner Freitas, que apresentou o projeto pela volta dos rodeios.

Também participaram Irvênia Prada (USP), Sônia Fonseca (Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal), vereador José Mário (Comissão de Higiene e Saúde), vereador José Luiz (Comissão de Justiça, autor da lei que proibiu os rodeios), vereadora Luiza Cordeiro (Comissão de Meio Ambiente), Cristina Bosco (Secr. de
Saúde), Wilson Grassi (Anclivepa) e Vânia Tuglio (promotora de justiça SP).

A presença majoritária foi de defensores dos animais, que levaram muitas faixas contra os rodeios.

A “comitiva” pró-rodeios agrediu manifestantes da defesa animal. A Guarda Municipal foi acionada para conter a violência.

Nina Rosa Jacob, ativista, falou para um público de aproximadamente 200 pessoas.

Wagner Freitas, autor do projeto pela volta dos rodeios, não conseguiu arrigementar mais que um técnico para defender a tese de que animais usados em rodeio não sofrem maus-tratos.

O INR esteve presente, com os ativistas Maurício Varallo e Nina Rosa Jacob.

Você viu?

Ir para o topo