EnglishEspañolPortuguês

77 gatos eram mantidos em gaiolas por casal de "colecionadores de animais"

10 de outubro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

Oficiais de controle animal e a polícia da Califórnia (EUA) resgataram 77 gatos que eram mantidos em gaiolas por um casal de “colecionadores de animais”, de acordo com o relato de Sacramento Bee.

Quando uma equipe da SWAT entrou na casa, no sul de Sacramento, na quarta-feira (7) pela manhã, encontrou fezes de animais grudadas no chão. Logo em seguida, os responsáveis pelo resgate descobriram uma garagem separada, onde gaiolas para gatos estavam empilhadas do chão ao teto e felinos de todos os tamanhos andando pelo lugar e muito assustados, de acordo com o site do jornal.

Imagem: Reprodução/Ria Novosti
Imagem: Reprodução/Ria Novosti

O Sacramento Bee acrescentou que os investigadores, habituados com os casos mais difíceis, jamais haviam visto ou sentido o cheiro de algo parecido com aquilo.

Um site oficial de bem-estar animal disse que foi um caso clássico de “coleção” de animais.

A gerente de serviços de cuidados animais de Sacramento, Penny Cistaro, disse que os vizinhos do casal já vinham fazendo algumas reclamações há pelo menos um ano, mas os proprietários da casa não haviam permitido a entrada dos investigadores.

Quando a Corte finalmente emitiu um mandado de busca, veterinários especializados, funcionários de abrigos, oficiais de controle animal e a polícia foram até a residência e passaram horas resgatando os animais, que foram levados temporariamente ao centro de controle animal do município, conforme relatado pelo jornal.

Inspetores de propriedades consideraram a casa como um risco à saúde, e a polícia disse que os responsáveis seriam acusados de crime grave contra animais e que poderiam ir para a cadeia.

Em resposta à alegação, Paul e Kathy Franco insistiram em dizer que cuidavam dos animais, a maioria dos quais parecia ser amigável e ter uma boa saúde.

“Vão atrás de outra pessoa! Nós temos os registros! Nós cuidávamos de nossos gatos! Não estou maltratando os animais!”, assim gritava Paul Franco, de acordo com o Sacramento Bee.

Kathy Franco disse não ter certeza de quantos animais estavam na casa e na garagem, mas afirmaou que eram como membros da família para ela e seu marido, de acordo com a edição online do jornal. Ela ajudou a recolher alguns dos gatos, e quando o dia terminou, 77 gatos haviam sido levados em custódia. Armadilhas foram deixadas para os que restaram.

De acordo com a lei local, o casal poderá manter apenas 7 do total de gatos, enquanto os outros terão sua saúde avaliada e então estarão potencialmente aptos para adoção, conforme publicado no site.

Segundo o que foi dito pela Sociedade Humana dos Estados Unidos (Humane Society of the United States), pesquisadores recentemente começaram a estudar a ligação do recolhimento compulsivo de animais e objetos a problemas psicológicos.

Fonte: RIA Novosti

Nota da Redação: Um casal que tem histórico de maus-tratos praticados contra animais não deveria ser considerado apto a cuidar de nem um animal sequer. Por uma questão de segurança, deveriam ser encaminhados para adoção todos os gatos da casa, ou ao menos submetidos a uma tutela acompanhada. Os casos de “colecionadores” de animais têm crescido nos últimos anos.

Você viu?

Ir para o topo