EnglishEspañolPortuguês

Imagens de satélite poderão ser usadas para identificar animais em perigo de extinção

9 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

E se no futuro os cientistas pudessem utilizar imagens de satélite para calcular quais são as espécies animais que correm mais perigo de vida por causa do aquecimento global? Segundo escreve o jornal britânico The Telegraph, na sua página da Internet, a possibilidade é real e já acontece para identificar as zonas mais afetadas pelas alterações climáticas.

Imagens tiradas do espaço podem revelar a quantidade de vegetação disponível para a alimentação de animais como, por exemplo, a girafa, o búfalo ou o gnu.

Os cientistas da Zoological Society de Londres já começaram a recolher informação que lhes permita calcular o grau de risco das espécies animais, olhando para a alimentação disponível na zona que habitam.

Animais como os elefantes ou os antílopes, dependem diretamente da existência de vegetação para sobreviver. A sua morte afeta, de forma indireta, outras espécies carnívoras que se alimentam deles.

Treze espécies estudadas

Com base nas imagens de satélite está sendo preparado um estudo, que será publicado na revista The American Naturalist, com a análise de 13 espécies herbívoras que vivem em 77 parques nacionais da África.

Comparando as fotos, tiradas do espaço, com imagens e informação recolhida de forma mais tradicional, os cientistas esperam conseguir provar uma relação direta entre o número de animais e a alimentação disponível nas áreas. Desta forma, será possível prever as zonas mais afetadas pelo aquecimento global e as espécies mais atingidas por essas alterações climáticas, antes que seja tarde demais.

Uma cientistas responsável pelo estudo, Nathalie Pettorelli, explicou ao The Telegraph que “as imagens podem ajudar a determinar que animais precisam de proteção mais urgente e até, se necessário, mudá-los de zona antes que seja tarde”.

Fonte: IOL

Você viu?

Ir para o topo