EnglishEspañolPortuguês

PF faz operação no RJ para prender quadrilha de caçadores

8 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira (8), a operação “Nariz de Pedra” para prender uma quadrilha de caçadores nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Guapimirim e Miguel Pereira. O objetivo seria cumprir sete mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Pela manhã, foram detidas 11 pessoas e apreendidos armas, trabucos e outros objetos.

Segundo nota da assessoria de imprensa da PF, a operação teve origem nas incursões feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico no interior da Reserva Biológica do Tinguá. Com a prisão de caçadores e por meio de interceptações telefônicas, foi descoberta uma quadrilha na região.

A reserva engloba municípios como Petrópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Miguel Pereira. De acordo com a PF, apesar de se tratar de uma unidade de conservação, onde o acesso é permitido apenas sob autorização da administração e para a realização de pesquisas científicas, a população insiste em entrar na mata.

Os caçadores utilizam armas de fogo, arapucas, redes e trabucos (armadilhas) para pegar os animais. Além da destruição da fauna, há crimes contra a flora, já que os criminosos abrem clareiras para passar dias acampados em ranchos construídos com árvores da reserva. Além disso, na região, há um restaurante especializado em carne de caça.

Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha armada, posse de arma de fogo de uso permitido ou restrito e caça, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de prisão.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo