EnglishEspañolPortuguês

Reserva no Paraná é o último refúgio de diversas espécies ameaçadas

7 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Reserva Biológica das Perobas, localizada no interior do Estado do Paraná, entre os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, representa o último refúgio de fauna do norte do estado e serve de abrigo para diversas espécies de animais que se encontram ameaçadas de extinção. 

De olho nos pontos mais altos da floresta, os pesquisadores procuram principalmente gaviões. Já conseguiram registrar duas aves raras. O urubu-rei, que voa majestoso, e o gavião-pato, uma ave ainda mais rara.

O número de gaviões-pato vivendo na reserva é pequeno. Por isso, é tão difícil conseguir encontrá-los. A descoberta de um deles na mata é considerada uma vitória. Há anos não havia registro de gaviões-pato no Paraná.

Carcará
Carcará

Até agora, 14 aves dessa espécie já foram catalogadas na reserva, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Mas o rei do pedaço é o popular carcará. Ao contrário dos outros, o gavião deixa as alturas para desfilar no chão. Um deles até se exibe para voar e voltar para a reserva, que é o refúgio mais seguro desses animais.

Você viu?

Ir para o topo