EnglishEspañolPortuguês

Loba-guará morre após ser atropelada na BR 060, GO

6 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma loba-guará foi atropelada na rodovia BR 060, km 139, entre Goiânia e Anápolis, na quinta-feira (01). A fêmea, que pesava quase 28 quilos, foi tratada pelo Ibama e pela Universidade Federal de Goiás, mas  não resistiu e morreu na madrugada de sexta-feira. Ela foi resgatada com sangramento pelas narinas (o que indicava que havia sido atingida na cabeça) e hemorragia no pulmão.

O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, de hábitos solitários, crepusculares e noturnos, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção e não é facilmente observado na natureza, principalmente, devido à fragmentação dos habitats. Como esta espécie precisa de grandes áreas para sobreviver, está altamente ameaçada pelo avanço das monoculturas e das áreas de pastagens no Bioma Cerrado, principalmente a partir da década de 1970.

Os atropelamentos também são uma das principais ameaças para esta espécie, que se locomove muito atrás de alimentos e/ou para reprodução e pode ser atropelada quando atravessa rodovias. O número de animais que entraram no CETAS do Ibama este ano por resgate (936) já quase supera o do ano passado (980), apesar de ainda estarmos em outubro, demonstrando que a cada ano a redução de habitat e a expansão urbana têm aumentado o contato de seres humanos com animais silvestres na grande Goiânia, causando prejuízos inestimáveis a nossa fauna.

Após avaliação e tratamento, os animais recolhidos pelo Ibama, quando recuperados, são devolvidos à natureza.

Com Informações da Ascom/Ibama-GO

Você viu?

Ir para o topo