EnglishEspañolPortuguês

Especialistas alertam para os cuidados com a higiene bucal dos animais

6 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Hábitos simples, como escovar os dentes todos os dias, ajudam a manter a boca saudável e a evitar várias doenças. Os cuidados com a higiene bucal não são exclusividade dos seres humanos, os animais também precisam manter os dentes em bom estado.

Foto: Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

Muito carinho e paciência são necessários para convencer os cachorros e gatos no momento de escovar os dentes. A veterinária Mariana Ramos explica que a primeira tentativa deve ser com os dedos, depois o tutor do animal introduz a escova. O hábito deve ser diário e durar pelos menos dois minutos por dia. “O importante é que o animal percebe que não vamos fazer nenhum mal a ele”, comenta.

Segundo a veterinária, o ideal é que a escovação comece por volta dos sete meses de vida, quando cachorros e gatos já ganham dentes permanentes. “Quanto mais jovem o animal, mais fácil acostumá-lo à escovação. O temperamento do animal também contribui para acostumá-lo ao hábito”.

O ideal é usar uma escova pequena na proporção da boca do animal. A pasta de dente tem que ser específica, porque o produto não deve ter  flúor, nem detergentes como o dos seres humanos, uma vez que os animais não conseguem enxaguar a boca.

“A escovação não é futilidade, não é um mimo como muitas pessoas acreditam. É essencial para a saúde do animal. A saúde começa pela boca também como a nossa. As bactérias, se não forem removidas, podem causar lesões muito grandes no rim, no fígado”, explica a veterinária Juliana Quimanase.
 
Um dos primeiros sinais de que o animal está com problema nos dentes é o chamado “bafo de onça”, além da diminuição do apetite na hora de comer. “Você é responsável pelo bem-estar do animal, não é um bibelô que você tem em casa e aí não cuida”, explica José Edilson Custódio, que levou seu cachorro para fazer uma cirurgia no veterinário.

Os especialistas lembram que a escovação pode evitar doenças e prolongar a vida dos animais. “A escovação evita problemas renais, de fígado. As bactérias da boca são levadas para o estômago e acabam se disseminando para os órgãos. A escovação oferece aos animais uma vida saudável e evita danos aos órgãos”, explica o veterinário Rogério de Holanda.

Fonte: PE360º

Você viu?

Ir para o topo