EnglishEspañolPortuguês

Dia Internacional do Direito Animal é incorporado ao calendário oficial de Passo Fundo (RS)

6 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Na noite de ontem (5), o Projeto de Lei de autoria do Vereador Eng. Zé Eurides, que institui no calendário oficial do município de Passo Fundo, no RS, o Dia Internacional do Direito Animal (DIDA), foi aprovado. Passo Fundo é a 1ª cidade do Brasil a ter o DIDA em seu Calendário Oficial.
 
O Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA) foi criado pela ONG inglesa Uncaged em 1998, utilizando a data do dia 10 de dezembro como contraponto ao dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
 
No Brasil, a data vem sendo comemorada mais fortemente desde 2006, quando ONGs e ativistas dos Direitos dos Animais saem às ruas e fazem protestos para alertar a sociedade quanto à urgente necessidade de estabelecimento e respeito à Declaração Universal dos Direitos Animais, acabando com a escravidão, exploração e abuso para alimentação, vestuário, tração, testes em laboratório, diversão, caça e muito mais.
 
Acredita-se que o principal objetivo a ser buscado neste dia seja de reflexão da população quanto às questões relacionadas aos animais e sua cidade, como por exemplo a questão dos cães e gatos abandonados, os maus-tratos nas carroças etc. A mídia pode ajudar divulgando ações de ONGs e ativistas durante esse dia, mostrando a importância de como certas atitudes simples da população podem ajudar, não apenas os animais, mas a sociedade como um todo.

Sabe-se que os animais de rua, além de sofrerem muitas vezes maus-tratos pelo ser humano, sentem frio, fome e se acasalam descontroladamente. Transmitem doenças parasitárias para outros animais e até para o próprio homem. Uma maneira simples de solucionar essas questões seria uma campanha de esterilização em massa desses animais seguida por uma campanha de adoção consciente.

Um exemplo de conscientização junto à sociedade seria entregar algum material às pessoas explicando a importância de esterilizar seus animais de estimação e vaciná-los corretamente.

Atualmente a data é comemorada em vários países (Alemanha, Fança, Itália, Estados Unidos, Canadá, México) e em 18 cidades brasileiras, sendo 12 dessas cidades capitais, entre elas: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e agora, também, Passo Fundo (RS).

Você viu?

Ir para o topo