EnglishEspañolPortuguês

Cãominhada na região da Paulista marca Dia Mundial dos Animais em São Paulo

4 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Para brindar o Dia Mundial dos Animais, comemorado hoje, o fox paulistinha Gordinho, o pinscher Zygui e a vira-lata Bianca participarão de uma Cãominhada.

O trajeto, que começa na praça Alexandre Gusmão, integra o 1º Circuito Animal Cultural e envolve várias ruas da região da avenida Paulista. “Não vai ser fácil levar os três na coleira, vou precisar de uma amiga para me ajudar, mas não posso perder”, diz a tutora do trio, Etienne Jospin, 30.

Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, o evento busca conscientizar a população sobre a guarda responsável e incentivar a adoção consciente de cães e gatos. “O abandono é um agravo à saúde humana, acima de tudo. Então, queremos sensibilizar os dois lados”, explica a veterinária Rita de Cássia Garcia, coordenadora do Probem (Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos). “Quem não gosta de animais precisa saber que, soltos na rua, eles podem causar doenças.

Quem gosta pode aprender a como cuidar e até adotar um bicho.” Foi exatamente o que fez Etienne. Ela encontrou seus cachorros no centro de adoção que fica na avenida Paulista, logo após ter se mudado para um apartamento maior. Sua intenção era justamente poder ter bichinhos em casa. Gordinho e Zygui estão com ela há cerca de um ano e meio. Bianca chegou há duas semanas.

Não por acaso, os três têm alguma deficiência física. Gordinho possui uma deformidade na boca, em Zygui uma pata é maior que a outra e Bianca é cega. “As pessoas não adotam porque não são bonitos. Mas são a coisa mais doce do mundo. Mudaram a minha vida.”

Para levar seu bicho de estimação ou encontrar um animal que esteja à espera de um tutor, o Dia Mundial dos Animais tem programação em vários pontos da cidade. Confira.

Fonte:  Revista da Folha

Você viu?

Ir para o topo