EnglishEspañolPortuguês

Veganos recém-casados protestam contra carruagens no Central Park

3 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Para Kelly Respess, o amor e o casamento combinam mais com uma carruagem sem cavalo – especificamente o Ford antigo que a levou ao casamento na esquina do Central Park (EUA).

carruagem
Foto: Carolyn Cole / Los Angeles Times

Foi apenas mais um caso na guerra de longa data travada entre os defensores dos direitos animais e os donos de carruagem, já que os veículos que exploram a tração animal são tidos como um “ícone” do Central Park em Nova York.

Uma frota cada vez maior de carros elétricos no melhor estilo vintage promete acabar com as carruagens, o que, de acordo com Respess, será maravilhoso para o Central Park e principalmente para os animais e o meio ambiente. A moça recém-casada e seu marido fazem parte do PETA, que recentemente está promovendo a ideia dos carros antigos em NY.

A própria Chrissie Hynde, vocalista do Pretenders, foi estrela de um protesto em NY no ano passado. A cantora, que se casou e usou uma carruagem em 1980, disse: “O casamento foi pro saco, e espero que as carruagens tenham o mesmo destino”.

O lobby pró-carruagem também conta com alguns defensores da exploração, como o ator Lion Neeson, que alega que as carruagens são parte da cultura da cidade e atraem os turistas.

A argumentação que deveria defender os cavalos apela para o bem-estarismo, alegando que os animais são “colocados na sombra” quando está muito calor.

O PETA afirma que basta transferir as licenças dos antigos condutores de carruagem e adaptá-los aos carros elétricos, solucionando o suposto problema do desemprego.

O casal vegano, por sua vez, optou pelo protesto exibindo um cartaz com a mensagem: “Recém-amarrados, e não a uma carruagem” no Ford antigo. “Nós escolhemos ser amarrados, os cavalos não têm essa escolha”, disse Respess.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo