EnglishEspañolPortuguês

Saiba como viver de uma forma saudável com seu animal doméstico

3 de outubro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Tutor de animal de estimação sem higiene, está, na certa, procurando sarna pra se coçar. A escabiose, conhecida como sarna, é comumente transmitida pelos pets aos seus tutores. Quem não tem cuidado, a casa acaba virando um coça-coça sem parar. A veterinária Danille Martins Souza Marques, 25 anos, conta que é fácil se prevenir desse tipo de incômodo e viver de forma saudável com o bichinho.

Segundo ela, a primeira medida para evitar transtornos com os bichinhos de estimação é levar ao veterinário para conhecer qual o procedimento adequado para não ter problemas com o animal. “Com 15 dias de vida, o filhote deve ser vermifugado com a mãe. Este processo se repete no 30º dia. Com 45 dias, os filhotes tomam a primeira dose da vacina. Passado um mês vem a segunda dose. Depois de mais 30 dias, o animal toma a terceira vacina, acompanhada da anti-rábica – contra a raiva”, conta a veterinária.

Danielle ainda comenta que, dentro de casa, ao brincar com o bichinho, a criança não pode levar a mão à boca e deve se limpar com frequência. “Costumo recomendar que a família também tome o remédio de verme, porque, está é uma via de mão dupla. Nós passamos os vermes para os animais e eles, para a gente”, recomenda.

De acordo com a veterinária, o animal deve tomar banho, pelo menos, uma vez por semana. Outro cuidado que deve-se ter com os bichos de estimação é, justamente, com a criança. A veterinária recomenda que os pequenos sejam orientados a tratar bem do animal e a não machucá-los. “Menores de quatro anos podem achar que o bicho é um brinquedo. O animal precisa de carinho, mas sem excessos”, comenta.

foto: Rodrigo Rezende
foto: Rodrigo Rezende

 

Na casa da administradora Roberta Bustamante, 34 anos, crianças e animais de estimação convivem em harmonia. “A Safira – cadela – é a xodó da casa. Meu filho, Bernardo, de 8 anos, cuida dela como se fosse gente.  Parece que são duas crianças brincando”, relata Roberta, que diz ser muito zelosa com a saúde da família.

Ela conta que a vacinação da cadelinha Safira está em dia. “De três em três meses fazemos a vermifugação. Também tomamos o cuidado em tomar o remédio de verme”, afirma. Roberta também diz que a cadela, de 2 anos, tem o próprio cantinho no apartamento e sempre higienizada.

Doenças

Além da escabiose, a veterinária diz que outra doença muito comum é a alergia a pulgas e carrapatos. Para evitar estas doenças, ele recomenda que, na casa, sempre tenha um espaço próprio para os animais realizarem suas necessidades fisiológicas e este local deve ser higienizado diariamente.

O cuidado com a higiene é fundamental para ter animais de estimação em casa, mas, o principal, é ter carinho de sobra para doar a eles. A troca de afeto é imediata. Afinal, costuma-se dizer que, por exemplo, os cães são os melhores amigos do homem. 

Fonte: Gazetaonline

Você viu?

Ir para o topo