EnglishEspañolPortuguês

Macacos bugio são soltos na mata de Sertãozinho, no interior de SP

3 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um grupo de macacos bugio foi solto neste sábado (3) em uma mata de Sertãozinho, em SP. A iniciativa faz parte de um projeto de reeducação alimentar dos animais, que ocupavam uma área verde ao redor de uma usina de cana-de-açúcar. Eles ficavam em um bambuzal e eram alimentados pelos trabalhadores e pelos visitantes.

“Eles tomavam refrigerante e comiam bolacha”, diz a funcionária da usina Rosemari Messias. Essa proximidade dos animais com as pessoas preocupou os biólogos. “Os macacos podem transmitir doenças ao ser humano e também podem ficar doentes”, diz o biólogo André Fermoseli.

Para a retirada dos macacos, biólogos e veterinários elaboraram um projeto com a aprovação do Ibama, mas tiveram que cumprir uma série de exigências. “Tivemos que fazer um estudo comportamental, implantar um chip de identificação e investigar a mata onde eles seriam soltos”, conta o biólogo Ronan Campos.

Depois de capturados, o casal e os filhotes foram levados para a mata que fica a 1,5 km da usina. Os biólogos vão acompanhar os macacos por mais seis meses.

Bugio

O macaco bugio pertence à fauna do cerrado e alguns chegam a pesar nove quilos. As fêmeas têm a pelagem amarelada, enquanto os pelos dos machos escurecem quando atingem a idade adulta. Eles se alimentam principalmente de folhas e frutas.
 
Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo