EnglishEspañolPortuguês

Grupo de defesa dos animais quer barrar filme que mostra um touro sendo torturado

3 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O principal grupo italiano de defesa dos direitos animais pediu a promotores que proíbam novas exibições do novo filme de Giuseppe Tornatore, Baaria, por mostrar o sangrento abate de um touro.

A diretora da Associação Nacional da Proteção dos Animais (ENPA), Carla Rocchi, registrou uma queixa dizendo que a cena contida no filme escolhido para representar a Itália no Oscar – na qual o touro primeiro é golpeado com um furador de gelo e depois tem sua garganta cortada enquanto ainda está vivo – equivale a “crueldade sem sentido”.

A ENPA também pediu que Tornatore, cujo filme Cinema Paradiso, de 1988, recebeu o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, seja processado.

Baaria, que fez sua estreia no mês passado no Festival de Cinema de Veneza e acaba de ser lançado na Itália, é um épico de grande orçamento e apelo emocional, que percorre o século 20 na Sicília, abarcando o fascismo, a guerra, o comunismo e a Máfia.

Tornatore, que baseou o filme em parte nas próprias memórias de sua vida na cidade natal de Sicília, disse esta semana que a cena com o touro foi filmada num abatedouro na Tunísia, depois do fracasso em tentar recriá-la com imagens computadorizadas.

“É uma cena muito breve, quase de documentário, em um filme de ficção”, disse o cineasta ao jornal Corriere della Sera.

Um porta-voz da produtora cinematográfica Medusa disse à Reuters: “Tornatore não criou a cena para o filme, ele simplesmente filmou o abate de um touro”.

Fonte:  Abril

Você viu?

Ir para o topo