EnglishEspañolPortuguês

12,2% das aves mundiais estão em risco de extinção

3 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Que várias espécies de animais estão em risco de extinção no mundo, não é nenhuma novidade. Mas no quesito “aves”, estes dados são ainda mais assustadores. Em todo o mundo pelo menos uma em cada oito espécies de aves está ameaçada de extinção. Dados de um único censo mundial de animais e plantas revela que 12,2% das aves mundiais estão ameaçadas de simplesmente sumirem do planeta.

Isso tudo é decorrente de fatores como caça predatória, poluição, desmatamento e até o aquecimento global, fatos que prejudicam o habitat natural das aves, que são obrigadas a mudar seu hábito de vida, para se adequarem à nova realidade e acabam por sofrer impactos perigosíssimos.

O Brasil é considerado o quarto país do mundo em número de espécies de aves ameaçadas. Uma das regiões brasileiras mais afetadas é o Cerrado. O que impressiona é que a maior parte das espécies ameaçadas vive em áreas agrícolas.

Atualmente, o Brasil possui 40 espécies de aves ameaçadas; desde o descobrimento do Brasil em 1500, aproximadamente 153 espécies de aves foram extintas. Já no fim do século XX, 18 espécies desapareceram. Desde 2000, a ararinha-azul é considerada extinta da Caatinga brasileira, e várias espécies de aves extintas são da Mata Atlântica, vegetação brasileira que mais sofreu com o desmatamento.

Fonte: Capital News

Você viu?

Ir para o topo