EnglishEspañolPortuguês

Velocidade das embarcações será controlada para proteger os golfinhos, em Portugal

2 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Em algumas zonas do estuário do Sado, em Portugal, vai ser limitada a velocidade das embarcações e proibidas motas de água e jet skys, segundo um plano de ação para proteger os golfinhos, publicado esta sexta-feira (2)  em Diário da República.

O Plano de Ação para a Salvaguarda e Monitorização da População de Roazes do Estuário do Sado, que vai ser executado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), estabelece também áreas e períodos interditos à observação de cetáceos e um sistema de fiscalização a implementar.

Os Ministérios da Defesa (tutela a Marinha e as capitanias) e do Ambiente, reconhecem, naquele plano, o «carácter único» do roaz do Sado, destacando que é um dos «poucos núcleos residentes a nível europeu».

Ameaças aos golfinhos

O Plano, que começa a ser executado ainda este ano e se prolonga até 2013, identifica quatro «potenciais» fontes de ameaça dos golfinhos do Sado: a degradação da qualidade da água do estuário, o tráfego marítimo, a pesca e a poluição sonora.

A área de intervenção do plano abrange o estuário do Sado e a zona marinha adjacente, compreendida entre Barbas de Cavalo, na Arrábida, e a praia do Carvalhal, em Tróia.

A monitorização dos roazes e do seu habitat (qualidade ambiental do estuário do Sado) estão também previstas, prevendo-se a implementação de um programa que avalie também o ambiente acústico subaquático e a avaliação do impacto do tráfego marítimo na população de golfinhos.

A sensibilização da sociedade para a problemática da população dos golfinhos do Sado e o desenvolvimento da marca «Roaz do Sado» para maior visibilidade das entidades envolvidas no plano são também outras medidas previstas.

Plano atualizado a cada cinco anos

O plano de ação vai ser actualizado a cada cinco anos, com base na evolução do estado de conhecimento da população de roazes, «particularmente ao nível da dinâmica populacional», lê-se no plano.

A população de roazes-corvineiros do Sado é a única no país e uma das poucas no mundo, calculando-se que atualmente não chegue ás três dezenas.

Fonte: tvi 24

Você viu?

Ir para o topo