EnglishEspañolPortuguês

Turista fotografa filhote de urso polar 'pegando carona' com a mãe

2 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Angela Plumb
Foto: Angela Plumb

Uma turista britânica que visitava a Noruega conseguiu fotografar algo considerado raro por cientistas: um filhote de urso polar montado nas costas da mãe enquanto os dois nadavam nas águas geladas.

No dia 21 de julho de 2006, Angela Plumb estava em um navio na entrada de um fiorde no arquipélago de Svalbard, no norte da Noruega, quando viu o filhote “pegando uma carona” nas costas de sua mãe.

“O filhote estava nas costas da ursa quando ela estava na água, então ela saiu da água e o filhote ficou por um tempo nas costas da mãe, então ela o tirou de lá”, explicou Plumb.

Plumb viu que a mãe do urso polar usava um colar para transmissão de dados via rádio e entrou em contato com Jon Aars, do Instituto Polar Norueguês, em Tromso, para tirar dúvidas sobre o que tinha fotografado.

“Nunca tinha visto ou ouvido falar sobre este comportamento antes, então perguntei a outros pesquisadores e descobri que ele já foi observado, mas não é frequente de maneira nenhuma”, afirmou Aars.

Isolamento no gelo

Ursos adultos são bem adaptados para nadar nas águas geladas, com a gordura subcutânea para protegê-los e uma grande massa corporal.

Entretanto, os ursos jovens têm pouca gordura e seu pelo também perde as funções de isolamento quando eles estão na água gelada.

Por isso, a permanência fora d’água pode ser muito importante para a sobrevivência dos filhotes em habitats onde o gelo marítimo está espalhado no mar aberto.

O comportamento pode ser justificado também como uma ajuda para aumentar a mobilidade da mãe do filhote na água, disse Aars.

O pesquisador descreveu o episódio na revista especializada Polar Biology.

Fonte: BBC Brasil

Você viu?

Ir para o topo