EnglishEspañolPortuguês

Semana Vegetariana começa hoje

1 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Semana Vegetariana agrega organizações que promovem um estilo de vida mais saudável, mais humano e ambientalmente sustentável. Ao longo de sete dias e em 17 cidades de Portugal haverá atividades como degustações, workshops de cozinha vegetariana, promoções em restaurantes do gênero, projeção de vídeos, palestras e debates sobre o tema.

Esta semana inclui o Dia Mundial do Vegetarianismo (hoje), o Dia Mundial dos Animais de Criação Intensiva (2 de outubro) e o Dia dos Animais (4 de outubro).

Segundo uma pesquisa do Centro Vegetariano sobre hábitos alimentares, a maior parte das pessoas que decidem tornar-se vegetarianas o faz por motivos éticos, como o respeito pelos animais.

No entanto, este estilo de vida motiva “um forte interesse por parte dos não vegetarianos”, de “pessoas que apostam na diversificação da sua dieta alimentar e reconhecem os benefícios de não comer tanta carne”, reconhece Tiago Sousa, diretor comercial da Provida, a mais antiga empresa a comercializar produtos vegetarianos em Portugal.

“Depois há os convictos, os verdadeiros vegetarianos, mas este é um nicho de mercado muito menor”, especifica.

Segundo um estudo da Nielsen, realizado a pedido do Centro Vegetariano em 2007, cerca de 30 mil portugueses não consomem carne nem peixe e 5% da população exclui uma das categorias alimentares tradicionais (carne, peixe, laticínios ou ovos).

Ireneu Vicente, da Associação Portuguesa de Vegetarianismo, considera que a tendência por este tipo de alimentação é crescente e que a escolha deste regime resulta de uma conjugação de fatores.

A pesquisa online do Centro Vegetariano, baseada em 589 respostas, conclui que a maioria dos entrevistados optou pelo vegetarianismo por motivos de ordem ética (68%), ecológica (51%), saúde (44%), espiritual (26%), econômica (6%) e religiosa (2%).

Fonte: Destak

Você viu?

Ir para o topo