EnglishEspañolPortuguês

Milhares de animais são sacrificados no Nepal durante festivais religiosos

1 de outubro de 2009
4 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco  (da Redação)

O Nepal é provavelmente o único país no mundo onde o governo promove anualmente a matança de milhares de búfalos, patos, galinhas, pássaros, porcos, bodes, entre outros animais durante as comemorações de festas religiosas.

Em um festival tradicional do Nepal, 200 mil animais são mortos como “oferendas” aos deuses, enquanto o público assiste à decapitação de inúmeros búfalos e bodes. O ritual macabro é organizado pelo governo e pelo exército.

Durante o massacre apelidado de “celebração”, bodes vivos são jogados em lagoas e dilacerados pelos humanos. Milhares de búfalos são caçados e mortos por homens com facas. Trata-se de mais uma atrocidade que o homem é capaz de praticar contra seres inocentes, submetendo-os a um infindável sofrimento, em sua decadente trajetória por este planeta.

No Nepal, o sacrifício de animais para rituais é comum para a maioria da população hindu. Em 1780, o Nepal proibiu o sacrifício humano. No entanto, os animais não humanos ainda podem ser mortos para satisfazer à deusa Kali, e para outras cerimônias. O sacrifício em massa ocorre especialmente nos distritos de Terai.

No Festival Khokana, centenas de cabras são oferecidas em sacrifício, num ritual pavoroso. Grupos de rapazes vão cortando membros e cabeças de animais vivos para afirmar a “honra” e a “valentia, um espécie de rito de passagem para o ‘herói’. O evento cruel, com cenas terríveis, atrai muitos devotos e é exibido na televisão nacional. Ao mesmo tempo, no palácio real em Gurkha, 108 búfalos estão sendo decapitados.

Os animais assassinados são todos machos não castrados, que, segundo eles, simbolizam a potência da vida. Os devotos dizem que o sacrifício dos animais, além de agradar aos deuses, é um favor que eles fazem de “liberá-los de uma vida de sofrimento para que possam nascer como seres humanos”. Budistas do Nepal também, ocasionalmente, realizam sacrifícios de animais.

Gadimai

O Mela Gadimai acontece a cada cinco anos em Bariyarpur, distrito de Bara, no sul do Nepal, e está previsto este ano para os meses de outubro e novembro. A feira é famosa pelo grande número de animais, cerca de 200 mil, que são sacrificados para apaziguar a deusa Gadimai.

A feira alcança seu clímax em um “dia auspicioso”, quando milhares de búfalos são sacrificados. A área onde são mortos vira um terreno pantanoso de sangue. Este ano devem ser mortos cerca de 60 mil filhotes de búfalos, bem como 140 mil galinhas e outras centenas de milhares de animais.

O primeiro ritual durante o Gadimai é adorar as armas que são usadas no sacrifício. Os padres cantam hinos diferentes para apaziguar a deusa. Encerrado o pré-ritual, os animais são levados para o sacrifício final, que começa com a oferta de cinco diferentes animais: suínos, búfalos, caprinos, animais selvagens e aves, que incluem a galinha e o pombo. Os animais representam diferentes obscuridades da humanidade, incluindo raiva, estupidez e desejo.

Alguns animais são sacrificados cortando suas cabeças. Antes de os animais serem abatidos, sete búfalos amarrados a um poste submetem-se ao ritual de sacrifício. No final, somente as cabeças dos animais que estavam vivos permanecem.

Sasarimaiko

O Mela Sasarimaiko Mahottari é realizado a cada doze anos.  Cerca de dez mil animais são mortos durante o ritual.

Khokanana

O Festival Khokana é realizado todos os anos em agosto, um dia depois de Gai Jatra. Uma cabra de 5 a 6 meses de idade é jogada em um lago próximo ao templo Rudrayani em Khokana, uma aldeia no sul do vale de Katmandu.

Nove homens jovens entram no lago e começam a rasgar o animal, segurando suas pernas, orelhas, patas ou cauda. O único que consegue matá-lo é considerado o “herói” e conduz a dança Shinkali, que é realizada depois.

O que você pode fazer?

Essas práticas revoltam a sociedade que não compartilha de uma cultura de violência. De fato, durante Dasain, o maior festival do Nepal, durante o qual centenas de milhares de animais são mortos, a mídia, líderes religiosos e o público em geral cada vez mais protestam contra o sacrifício de animais.

Há uma série de coisas que você pode fazer para protestar contra tamanho espetáculo de crueldade. Você pode enviar uma carta (modelo no site AnimalNepal) manifestando às autoridades do Nepal a sua indignação.

O objetivo da ONG AnimalNepal é sensibilizar o público desses eventos, para conscientizá-los sobre a crueldade praticada em nome da cultura e da religião.

Com informações do Animal Nepal

Você viu?

Ir para o topo