EnglishEspañolPortuguês

Laudo sobre morte de peixes no Maranhão é divulgado

1 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais do Maranhão (Ibama/MA), divulgou ontem (30/09) o laudo oficial com a causa da morte de milhares de sardinhas em São José de Ribamar, a 30 quilômetros de São Luís.

A causa provável, de acordo com o relatório de autoria do Departamento de Ciências Aquáticas da Universidade Federal Maranhão (UFMA), foi a entrada de um cardume no igarapé que resultou em uma combinação de fatores:  “presume-se que houve uma queda significativa de oxigênio dissolvido na água, assim como o lixo acumulado, despejos de esgotos das casas próximas e bocas de bueiros. É provável, assim, a ocorrência de um bloom de algas – crescimento descontrolado de organismos aquáticos favorecido pelo excesso de nutrientes no ambiente – que reduziu drasticamente a quantidade de oxigênio dissolvido na água, provocando a morte dos peixes”.

De acordo com o laudo, no entanto, é necessário considerar que a ausência de amostras de água do igarapé no dia do evento impede que esta hipótese seja validada.

O laudo

O Ibama antecipou, porém, que, mesmo com a divulgação do laudo, “as informações ainda estão no campo hipotético”. A assessora de comunicação do Ibama, Ciclenia Brito, esclareceu que a linha de investigação seguiu a possibilidade de utilização do timbó pelo fato de que os peixes apresentavam hemorragia.

De acordo com o laudo assinado pelos professores da UFMA, Nivaldo Magalhães Piorski e Marco Valério Jansen Cutrim, não é possível definir a causa da morte dos peixes. “Com base apenas nos exemplares em mãos e observações in loco concluímos que é impossível afirmar contundentemente o fator responsável pela mortandade em massa”.

Fonte: Correio Brasiliense

Você viu?

Ir para o topo