EnglishEspañolPortuguês

Investigação revela sofrimento a que são submetidas as vacas leiteiras

30 de setembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Joana Bronze (da Redação)

Uma nova investigação da PETA, infiltrada dentro das instalações do fornecedor de leite Land O’Lakes, na Pensilvânia (EUA), revelou uma rotina de imensa negligência e crueldade com que as vacas são ordenhadas para a produção dos produtos da empresa Fortune 250’s. Ao longo de vários meses, o inquérito verificou um estado deplorável, condições imundas para as vacas na fazenda, tais como: baias que estavam cheias de excrementos; vacas que sofriam de doenças e viviam em condições tão terríveis que não resistiam; entre outras atrocidades.

Imagem: Reprodução/Peta Files
Imagem: Reprodução/Peta Files

Para as vacas em fazendas de leite não é dado muito mais do que uma etiqueta numerada, que é perfurada em seus ouvidos para identificá-las.

O proprietário da fazenda investigada e um de seus filhos foram pegos em um vídeo chocante, que mostrava as vacas se levantando com muita dor. Um dos filhos do fazendeiro chutou uma vaca e a espetou com a lâmina de uma faca. Pai e filho já foram acusados de crueldade contra animais.

A indústria de laticínios é de uma crueldade absurda, levando cada vez mais sofrimento para esses animais inocentes. A fim de tornar mais fácil a ordenha, as caudas das vacas são amputadas, fazendo com que a pele e o tecido morram lentamente. Os animais não conseguem mais golpear a cauda para afastar as moscas, que, além de atormentar as vacas, também causou a propagação de diversas doenças.

Os produtores de leite não permitem que as vacas, cuja gestação dura nove meses, gastem o tempo necessário com seus bezerros, que são retirados de suas mães logo após o nascimento. Desconsideram que as vacas são animais inteligentes, e que podem se lembrar de coisas por muito tempo, e que elas têm a capacidade de se preocupar com o futuro de seus filhotes – assim como a habilidade de cuidar, natural de toda mãe na natureza animal.

Imagem das vacas em chão de excrementos (Imagem: Reprodução/Peta Files)
Imagem das vacas em chão de excrementos (Imagem: Reprodução/Peta Files)

O inquérito também mostra as vacas e bezerros que foram mantidos em baias e celeiros, cujo chão estava coberto com excrementos, o que causou febre, problemas de casco e fomentou a propagação de doenças. Os bezerros resgatados da fazenda tinham pneumonia, micose, conjuntivite e muitos parasitas. Algumas vacas sofreram problemas respiratórios e tinham uma secreção nasal purulenta escorrendo pelo rosto. Abscessos eram comuns, e alguns deles estouraram enquanto as vacas eram ordenhadas, como pode ser visto no vídeo (para assistir, acesse aqui – as cenas são realmente muito tristes). 

Com informações da PETA

Nota da Redação: A melhor maneira para  ajudar a impedir que as vacas sofram essas atrocidades é abandonar o consumo de leite, queijos, carnes e de tudo que derive da exploração animal. Horrorizar-se com essa realidade não basta, é preciso fazer escolhas éticas e respeitar os direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo