EnglishEspañolPortuguês

Rondônia terá o maior Centro de Triagem de Animais Silvestres do país

30 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Porto Velho, 29 de setembro de 2009: o maior centro de triagem, diagnóstico, tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres do país está sendo construído pelo Consórcio Santo Antônio Energia em terreno cedido pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e seu término está previsto ainda para este ano. O Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Rondônia é construído para atender uma das condicionantes, que objetivam minimizar os impactos ambientais causados pela instalação da usina, sobre as populações de fauna nativa.

Até 2012, ou enquanto durar o resgate de fauna referente à construção da Usina de Santo Antônio, toda a administração do Cetas ficará a cargo do consórcio. A partir de 2012, as instalações e a coordenação passarão para o Ibama, que pretende firmar parcerias junto às instituições de pesquisa, ensino e outras instituições afins. Na localidade já está em funcionamento um centro de triagem provisório que atende a demanda da empresa e recebe, inclusive, os animais apreendidos pelo Ibama (RO).

O centro conta com: um laboratório de sanidade animal, no qual são feitos os exames e diagnósticos de doenças e saúde dos animais antes da soltura; um centro de triagem que faz o recebimento, triagem e alojamento provisório até a destinação dos animais; uma quarentena toda climatizada – a climatização, além de manter o bem-estar animal, oferece o isolamento necessário para o período de quarentena para evitar a contaminação de outros animais e mesmo das pessoas que trabalham no centro; sala de raios X, utilizada para diagnosticar fraturas para mobilização e recuperação das partes afetadas; viveiros para treinamento de voo das aves antes de serem soltas na natureza; recinto para felinos, que servirá para hospedar felinos até sua destinação final, além de um alojamento para os técnicos, pesquisadores e funcionários que atuarão no Cetas. A área cedida pela Unir é de um hectare, em uma área cercada de 2,5 hectares.

Segundo César Guimarães, superintendente do Ibama de Rondônia, este empreendimento foi o maior ganho ambiental, até a presente data, no que se refere aos grandes empreendimentos que estão ocorrendo no estado.

Fonte: Rondoniadinamica

Você viu?

Ir para o topo