EnglishEspañolPortuguês

Proteste contra o Encontro de Vivisseccionistas em Feira de Santana (BA)

30 de setembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

João (Ativista K)
[email protected]

O portal iBahia.com noticiou na tarde desta terça-feira (29) um encontro de vivisseccionistas que ocorrerá na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) de 4 a 6 de outubro, onde será discutido o sofrimento dos animais na técnica da vivissecção (experimentos em animais). A técnica de cunho nazista, grotesca, ultrapassada, cruel e ineficiente é condenada em todo o mundo.

A Técnica

A vivissecção (tortura e extermínio de vidas em nome da ciência) evoca as técnicas nazistas de pesquisa e é uma fraude médica. Esta fraude está baseada sobre uma verdade muito simples: seja metabolicamente seja por outros parâmetros fisiológicos, cada espécie é diferente. Em consequência, nenhum resultado conseguido através de experiências em animais não humanos servirá à humanidade.

Além disso, é impossível recriar uma doença adquirida naturalmente por qualquer animal (incluindo os humanos). A partir do momento em que é recriada não é mais a doença original. O resultado do estudo em animais artificialmente doentes é o de uma informação não aplicável aos seres humanos e, sendo assim, tragicamente enganador.  A prova disso é que, antes de serem comercializados, os medicamentos precisam ser testados em seres humanos e a grande parte deles é descartada. A vivissecção é uma crime contra a vida.

Se você não concorda com este tipo de experimento cruel e ineficiente em animais, ajude a protestar. Para reforçar seus argumentos conheça os sites:

InterNiche Brasil

Frente Brasileira para a Abolição da Vivissecção

AÇÃO URGENTE:

1) Preencham um formulário na página da UEFS (fale conosco) em http://www.uefs.br/portal/contact-info

2) Escreva ou ligue para os organizadores do evento: (75) 3224-8398 ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]

3) Escreva para a redação do iBahia: [email protected]

4) Faça comentários no site:

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=214822&id_secao=31

Veja abaixo a matéria publicada no iBahia sobre o encontro:

(grifos da redação da ANDA)

Encontro discute uso de animais em pesquisas

29/09/2009 – 13h41m

*Da Redação, com informações de assessoria

redacao@portalibahi a.br

Pesquisadores de diversas instituições brasileiras vão discutir na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) o uso de animais em pesquisas, sob a perspectiva da ética, da moralidade e da legislação. O tema será foco do Encontro Nacional sobre Ética e Bem-estar Animal: Direito e Legislação e do 2º Encontro Estadual sobre Ética e Bem-estar Animal, que começa domingo (4) e prossegue até terça-feira (6).

Durante o evento, os participantes debatem, dentre outros temas, as formas de reduzir o sofrimento de animais em laboratórios. Será realizado um fórum de divulgação e discussão do direito animal e da Lei 1.153/08 (Lei Arouca), que regulamenta o uso de animais em pesquisas. Os organizadores pretendem estimular a sociedade para o respeito à vida animal e a criação de novos comitês de ética no uso de animais nas instituições públicas e privadas da Bahia. O encontro não encerra as ações, pois será dada continuidade à discussão sobre ética e bem-estar animal por meio de encontros bianuais. O público-alvo é formado por professores e estudantes (graduação e pós-graduação) de todas as áreas de ensino superior, em particular aqueles que utilizam animais em experimentos. É esperada ainda a participação de profissionais de instituições públicas e privadas, profissionais que atuam em ciência e tecnologia, ONGs e associações. Os interessados devem acessar o portal, seção Acontece, para informações sobre inscrições, inclusive de trabalhos.

Contato com a organização do evento através do telefone (75) 3224-8398 ou do e-mail: ceuaencontro@ gmail.com .

Você viu?

Ir para o topo