EnglishEspañolPortuguês

Tutora faz campanha para alertar sobre substância que envenenou seus gatos

29 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Uma defensora de animais lançou uma campanha para alertar tutores sobre o envenenamento por anticongelante após quatro gatos tutelados por ela terem morrido vítimas do produto.

burton
Reprodução: Burton Mail

Nickki Talbot, 24, moradora da cidade de Burton nos EUA, revelou que seu coração está dolorido desde que seus três gatos morreram em questão de meses.

A mulher, que também tutela três cães, disse que nunca tinha ouvido falar sobre o envenenamento por anticongelante antes. Logo após a tragédia, ela resolveu divulgar os riscos para todos os tutores.

Anticongelantes são compostos químicos que servem para retardar o ponto de solidificação de substâncias, muito usados em combustíveis para que não congelem nos países frios.

O composto contém etilenoglicol, uma substância que invade a corrente sanguínea até chegar aos rins, onde forma cristais calcificados nas vias renais. Os cristais são insolúveis e não há forma eficiente de removê-los, o que leva o animal à falência renal e então à morte.

Os três felinos tutelados por Talbot, Bobby, Eric e Mia, morreram vítimas da intoxicação por anticongelante. “Bobby voltou para casa certa noite e seu corpo tremia e batia contra a porta, então o levei ao veterinário na mesma hora”, relatou Talbot. “Ele não podia beber ou comer e continou a se debater e chorar. Nada pôde ser feito por ele e tiveram de sacrificá-lo”.

Com os outros dois gatos a história foi parecida, mas no caso de Eric a intoxicação parecia menos severa e ele chegou a ser tratado por um tempo, mas não resistiu. Mia foi sacrificada mais rapidamente para evitar o sofrimento prolongado.

Apesar de mortais, os anticongelantes possuem um sabor adocicado e irresistível para cães e gatos. Uma pequena quantidade é suficiente para causar uma morte lenta e dolorosa.

“Quero que as pessoas saibam que isso mata animais. Não sei de onde veio o anticongelante, mas as pessoas deviam ter o cuidado de não deixar esses produtos por aí”, declarou Talbot.

A mulher criou alguns cartazes alertando sobre o perigo dos anticongelantes e espalhou pela vizinhança.

Nota da Redação: A Sra. Talbot agora quer alertar a todos sobre o veneno mortal, mas é bom lembrarmos de que uma guarda responsável inclui, também, manter os gatos em local seguro, ou seja, dentro de casa e com telas nas janelas. As ruas são extremamente perigosas para todos os animais tutelados, um tutor comprometido com a vida de um felino não poderia expô-lo a tamanho risco. Por mais bem intencionado que seja o tutor, um descuido pode ser fatal.

Com informações de Burton Mail

Você viu?

Ir para o topo