EnglishEspañolPortuguês

Equipes de resgate libertam baleia jubarte em Queensland, na Austrália

28 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Equipes de resgate na Austrália libertaram uma baleia jubarte capturada em uma das nocivas redes utilizada para “controle de tubarões” na costa de Queensland.

A baleia media cerca de oito metros de comprimento e pesava 40 toneladas. Ela foi vista no domingo (27) na costa por um salva-vidas.

A Autoridade de Navegação e Pesca de Queensland, junto com representantes do Seaworld Austrália, foram para o local para tentar liberar o mamífero da rede. “Ela estava completamente enrolada na rede, desde a cabeça, a barbatana peitoral esquerda e a cauda”, afirmou Trevor Long, porta-voz do Seaworld Austrália.

Um grupo de pessoas se reuniu na praia para assistir à operação, que foi complicada e durou pouco menos de três horas. Logo depois de ser liberada, a baleia logo se moveu para continuar sua migração para o sul.

Esta é a segunda baleia que fica presa nas redes de controle de tubarões na região de Queensland apenas em setembro.

As redes são usadas na Austrália há mais de 70 anos e são criticadas por grupos ambientalistas, pois além de conter os tubarões, elas também prendem milhares de golfinhos, tartarugas entre outras criaturas marinhas. Em média, quatro baleias ficam presas nas redes todo ano.

Assista aqui ao vídeo da reportagem:

 

Com informações da BBC

Você viu?

Ir para o topo