EnglishEspañolPortuguês

Sobrevoo localiza 62 baleias no litoral sul de Santa Catarina

27 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Integrantes do Projeto Baleia Franca localizaram 62 baleias em um sobrevoo realizado neste sábado (26) entre o Balneário Rincão, em Içara, no Sul, e a praia da Pinheira, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O objetivo da atividade era analisar a distribuição e o comportamento da espécie na Área de Proteção Ambiental (APA).

Foram avistados 31 pares de fêmeas com filhotes. A maioria estava concentrada em Imbituba, o que confirma a área como berçário natural da espécie. A região com maior densidade foi entre Ibiraquera e Luz, praias de Imbituba, onde se encontravam 11 pares.

Entre as avistagens deste sábado, a equipe fotografou novamente o filhote albino nascido no início da temporada e localizado no sobrevoo de censagem realizado em julho.

“Pudemos ver que ele já está maior e mais forte. Estes dois meses em que ele permaneceu em nossa costa serviram para que a mãe o amamentasse e preparasse para a longa viagem de volta das francas às Ilhas Geórgias do Sul, nas águas polares, onde a espécie se alimenta”, explicou a diretora de pesquisa do Projeto, Karina Groch.

Outro fator diferencial deste sobrevoo foi a presença exclusiva de fêmeas com filhotes.

“Isto constata que a presença de indivíduos adultos que vêm para Santa Catarina a fim de acasalarem se concentra no início da temporada, já que foram avistados apenas pares de mães com filhotes”, disse a pesquisadora.

Cavalgada da baleia-franca

Neste sábado, 121 cavaleiros saíram de Laguna e rumaram até Imbituba em uma cavalgada litorânea cujo objetivo principal é contemplar as baleias-francas a partir de terra e a cavalo.

“Sem causar impactos, estamos passeando, cavalgando, mantendo as tradições do sul do país e contemplando o meio ambiente”, disse o diretor administrativo do Projeto Baleia Franca, Hélder Canadas.

Os cavaleiros fizeram uma pausa para almoço em Itapirubá e visitaram a sede do Projeto Baleia Franca. Após 35 km de cavalgada, eles foram recepcionados no CTG 13 Guapos, onde uma confraternização aguardava os participantes.

A Cavalgada da Baleia Franca contou com o apoio da Ordem dos Cavaleiros do Estado de Santa Catarina, Associação Hípica Anita Garibaldi, Associação dos Cavaleiros e Amigos de Imbituba, Clube Amigos da Cavalgada, Tropeiros da Palhoça, CTG 13 Guapos e Companhia Docas de Imbituba.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo