EnglishEspañolPortuguês

Sapo com presas e outras espécies curiosas são descobertas na Ásia

27 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A lista de novas e curiosas espécies é enorme: um sapo com presas que se alimenta de pássaros, uma lagartixa com olhos alaranjados e pele colorida e até um pássaro que não voa. No último ano, 163 novas espécies foram descobertas no sul da Ásia e já correm risco de extinção devido às mudanças climáticas no local.

Sapo com presas
Sapo com presas Foto: Reprodução Hype Science

O relatório da World Wildlife Foundation (WWF), entidade que cuida da preservação de espécies em perigo, afirma que em 2008 foram descobertas 100 plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e um pássaro.

Stuart Chapman, diretor da WWF na região sul da Ásia, afirma estar entusiasmado com as descobertas: “Depois de milênios escondidas, estas espécies finalmente foram descobertas, e obviamente existem muitas outras”, diz.

lagartixa leopardo
Lagartixa-leopardo Foto: Reprodução Hype Science

Apesar das animadoras descobertas, o relatório chama a atenção para as mudanças climáticas, que podem resultar em extinções em massa dessas espécies. “Espécies raras ou em perigo de extinção, como essas recém-descobertas, são muito vulneráveis a mudanças climáticas, pois isso podem diminuir ainda mais o seu habitat restrito”, afirma Chapman.

Confira algumas das espécies mais curiosas que foram descobertas no local:

* Lagartixa-leopardo (Goniurosaurus catbaensis): Encontrada na ilha Cat Ba, no norte do Vietnã, a lagartixa tem olhos alaranjados semelhantes aos de felinos e longas pernas.
* Sapo com presas (Limnonectes megastomias): Esta espécie fica à espreita de suas presas em riachos, e come até pássaros. Cientistas acreditam que os sapos também utilizam os dentes para lutar contra outros machos, já que muitos foram encontrados sem membros e com muitas cicatrizes.
* Serpente listrada (Cryptelytrops honsonensis): Esta nova espécie de cobra tem meio metro de comprimento e é amarela, com mais de 90 listras ziguezagueando por seu corpo.

Com informações de Hype Science

Você viu?

Ir para o topo