Doe agora

Conheça Lucas, o cavalo mais inteligente do mundo

26 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Vicente de Andrade (da Redação)

Foi necessário um grande montante de cenoura, paciência e amor para que uma tutora reabilitasse seu garanhão de 16 anos de idade.

“Certo, Lucas irá soletrar seu nome. Vamos começar pelo ‘L'”, disse a tutora.

Lucas pode soletrar seu nome simplesmente tocando, com o nariz, blocos marcados com as letras. Este ex-cavalo de corrida também sabe contar até cinco.

“Agora o um. E o dois ? Muito bom. E o cinco? Bom”, disse ela ao cavalo, que respondia tocando com o nariz nos blocos de madeira.

Faz 6 anos desde que a tutora de Lucas o comprou. No começo, o animal nem sempre tinha vontade de brincar. “Muito nervoso, até assustava. Ele era muito desobediente”, explica a tutora.

Lucas nasceu para ser cavalo de corrida, mas este destino não lhe caiu bem. Aos 2 anos de idade, foi retirado das corridas, 8 anos depois ele foi vendido.

“Originalmente deixamos a crina dele crescer, pois cavalgar nele era tão perigoso que eu tinha de segurar-me nela”, explica.

A tutora de Lucas o declara como sendo o cavalo mais inteligente do mundo.

De um pequeno estábulo em Walnut, Califórnia, sua popularidade está crescendo. Ele foi, recentemente, convidado a ser o cavalo-propaganda de uma organização de retiro para cavalos.

“Na Califórnia, todos os anos, cerca de 2 mil cavalos deixam as pistas e precisam de um lar”, disse Bonnie Adams, diretora  da organização. “Há uma infindável quantidade de cavalos de corrida que são abandonados entre as idades de 2 e 6 anos de idade. Eles são cavalos jovens, saudáveis e vibrantes que amam aprender e amam ter uma atividade para desempenhar”.

Veja aqui um vídeo mostrando Lucas

Quanto ao futuro de Lucas, sua tutora declarou que não irá ensinar-lhe mais truques, mas espera ainda ensinar adição e subtração à lista de coisas que o animal sabe fazer.

* Com informações de 9 News

Você viu?

Ir para o topo