EnglishEspañolPortuguês

Unidade móvel da UFPR castrará cães e gatos

24 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Dentro dos próximos 45 dias deve ficar pronta a unidade móvel de esterilização de cães e gatos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que irá percorrer Curitiba e Região Metropolitana realizando cirurgias de castração dos animais. Porém, a intenção do projeto é muito mais ampla. De acordo com o técnico responsável, Rogério Ribeiro Robes, o objetivo do programa é levar o bem-estar aos animais dos tutores que não têm condições de pagar pelo procedimento, bem como conscientizar as crianças quanto aos cuidados sobre as zoonoses, doenças transmitidas pelos animais. “Serão realizadas palestras nas escolas para alertar as crianças sobre a importância do controle populacional.

Dentro dos próximos 45 dias deve ficar pronta a unidade móvel de esterilização de cães e gatos (foto: Divulgação)
Dentro dos próximos 45 dias deve ficar pronta a unidade móvel de esterilização de cães e gatos (foto: Divulgação)

Para iniciar o processo de esterilização, primeiramente serão feitas contagens dos animais da Grande Curitiba que poderiam receber a cirurgia. O censo será levantado por professores e alunos da UFPR, com o apoio das prefeituras de cada município.

O programa, que terá quatro anos de vigência a partir do momento que entrar em funcionamento, deve atender cerca de 60 animais por final de semana, período no qual será desenvolvido o trabalho dentro do ônibus especialmente montado para a ação. Para participarem, os tutores de cães e gatos devem se encaixar em critérios socioeconômicos que comprovem a ausência de recursos para o pagamento do procedimento em clínicas particulares.

Os animais abandonados não serão recolhidos para a cirurgia porque o período pós-operatório exige cuidados que apenas os tutores podem ter, pois após a cirurgia a imunidade do animal fica baixa e ele pode ir a óbito caso não receba atenção. “É muito importante a participação da população para que consigamos promover a qualidade de vida para os animais e por consequência para toda a população”, ressalta Robes.

Adoção — No próximo sábado, das 10 às 16 horas, o Shopping Total promove mais uma edição da campanha de adoção de cães. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Proteção e Bem-estar Animal. Todos os cães estão castrados e vacinados. Para adotar, basta comparecer ao local munido de documento pessoal e comprovante de residência e contribuir com R$ 10.

Fonte: BemParaná

Você viu?

Ir para o topo