EnglishEspañolPortuguês

Apresentador de TV defende extinção de pandas

24 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O apresentador de TV britânico Chris Packham irritou ambientalistas e criou polêmica na internet ao defender a extinção dos pandas em um programa de rádio. Segundo Packham, que é especialista em vida selvagem e apresenta um programa sobre o tema na BBC, o dinheiro gasto para tentar salvar a espécie seria mais bem aplicado se fosse usado na proteção de outros animais.

Imagem: Reprodução/Época
Imagem: Reprodução/Época

Para o apresentador da BBC, é impossível salvar os pandas.

“A espécie está em um caminho sem volta. Não é uma espécie forte. Devemos deixá-los partir com dignidade”, disse Packham. “Infelizmente, eles são grandes, fofos e são o símbolo do WWF [organização dedicada à defesa de animais em extinção], e gastamos milhões para a sua preservação”.

O número de pandas começou a cair drasticamente no século passado devido ao desmatamento das florestas de bambu na China – principal hábitat da espécie. A planta representa 99% da dieta dos animais. Atualmente, a estimativa é que existam cerca de 250 pandas em cativeiro, além dos pouco mais de 1500 que vivem nos últimos resquícios das florestas chinesas. Packham afirma que não faz sentido gastar dinheiro para mantê-los em jaulas, pois não há mais espaço para que eles sejam devolvidos à natureza.

A WWF rechaçou os comentários de Packham, considerados “irresponsáveis” , e culpou os humanos pelo risco de extinção dos pandas. As declarações do apresentador de TV também provocaram centenas de protestos em blogs e sites de ONGs.

Não é a primeira vez que Packham faz um comentário do tipo. Em 2008, ele já havia chamado atenção ao dizer, em entrevista a um jornal australiano, que comeria o último panda se o dinheiro gasto com a preservação dos ursos pudesse ser usado para preservar outras espécies. “Os pandas são virtualmente impossíveis de salvar”, afirmou ele na ocasião.

Preocupado com a repercussão negativa dos seus comentários, Packham tentou consertar a situação. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror, ele pediu desculpas pela irritação causada por seus comentários. “Eu não odeio os pandas, eu amo animais fofos. Eu amo todos os animais”.   

Fonte: Época

Nota da Redação: Enquanto os habitats continuarem a ser destruídos pela ação humana, a extinção de algumas espécies será inevitável. Deveríamos concentrar nossos esforços em direção à conservação dos habitats, para que os animais possam viver e evoluir em seus ambientes naturais. O que falta ao ser humano é aprender a habitar o planeta e compartilhar os seus recursos com os outros seres vivos de forma sustentável. Do contrário, não restará nada vivo sobre a Terra.

Você viu?

Ir para o topo