Próximo sábado: dia para vacinar cães e gatos contra a raiva


O próximo sábado (26/9) será dia de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica é vacinar 330 mil animais a partir de dois meses de idade em Fortaleza. Entre 8 e 17 horas, estarão disponíveis à população 823 postos pelas seis regionais da cidade. A vacinação deverá envolver, na capital, cerca de três mil pessoas, entre agentes sanitaristas, agentes comunitários de saúde, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e da Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Fundação Nacional de Saúde, estudantes de Veterinária e voluntários.

Doença causada por vírus, a raiva atinge animais e humanos. Ela afeta o sistema nervoso e pode evoluir para óbito. Em geral, a partir do aparecimento dos sintomas não existem mais chances de sobrevivência. Há registro de apenas três casos de cura da raiva humana no mundo, sendo um deles no Brasil, do estado de Pernambuco, noticiado nessa segunda-feira (21/9). Em Fortaleza, desde 2003, quando foram identificados três casos de raiva humana e 21 em animais, não houve mais registros da doença.

Quando doente, o animal doméstico apresenta mudança de comportamento acentuada, agressividade, isolamento em locais escuros, não atendimento ao chamado do tutor, perda de apetite, salivação excessiva ou paralisia motora. Além da vacinação preventiva, cães e gatos precisam de acompanhamento veterinário, banhos regulares e controle de parasitas, entre outros cuidados.

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal

Data: sábado, 26 de setembro de 2009

Horário: das 8 às 17 horas

823 postos em toda a cidade estarão vacinando cães e gatos a partir de dois meses de idade. Os filhotes vacinados deverão receber dose de reforço após 30 dias.

Fonte: AVOL


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DEMANDA CRESCENTE

CRISE CLIMÁTICA

CRUELDADE

ALERTA

LIBERDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

COVARDIA

RETROCESSO

UMA ESPIRAL VIRAL

TRÁFICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>