EnglishEspañolPortuguês

Próximo sábado: dia para vacinar cães e gatos contra a raiva

23 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O próximo sábado (26/9) será dia de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica é vacinar 330 mil animais a partir de dois meses de idade em Fortaleza. Entre 8 e 17 horas, estarão disponíveis à população 823 postos pelas seis regionais da cidade. A vacinação deverá envolver, na capital, cerca de três mil pessoas, entre agentes sanitaristas, agentes comunitários de saúde, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e da Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Fundação Nacional de Saúde, estudantes de Veterinária e voluntários.

Doença causada por vírus, a raiva atinge animais e humanos. Ela afeta o sistema nervoso e pode evoluir para óbito. Em geral, a partir do aparecimento dos sintomas não existem mais chances de sobrevivência. Há registro de apenas três casos de cura da raiva humana no mundo, sendo um deles no Brasil, do estado de Pernambuco, noticiado nessa segunda-feira (21/9). Em Fortaleza, desde 2003, quando foram identificados três casos de raiva humana e 21 em animais, não houve mais registros da doença.

Quando doente, o animal doméstico apresenta mudança de comportamento acentuada, agressividade, isolamento em locais escuros, não atendimento ao chamado do tutor, perda de apetite, salivação excessiva ou paralisia motora. Além da vacinação preventiva, cães e gatos precisam de acompanhamento veterinário, banhos regulares e controle de parasitas, entre outros cuidados.

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal

Data: sábado, 26 de setembro de 2009

Horário: das 8 às 17 horas

823 postos em toda a cidade estarão vacinando cães e gatos a partir de dois meses de idade. Os filhotes vacinados deverão receber dose de reforço após 30 dias.

Fonte: AVOL

Você viu?

Ir para o topo