EnglishEspañolPortuguês

Casal de abutres é devolvido ao seu habitat natural

23 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um casal de abutres foi devolvido ontem (22)  ao seu habitat natural. A libertação ocorreu num local tido pelos biólogos como um verdadeiro “santuário” para estas aves: o Penedo Durão, no conselho de Freixo de Espada à Cinta, em Portugal.

Imagem: Reprodução/Jornal Nordeste
Imagem: Reprodução/Jornal Nordeste

De acordo com Davide Gomes, da Mota-Engil, empresa de engenharia, a iniciativa visa, por um lado, apoiar entidades ambientais e, ao mesmo tempo, sensibilizar todos os colaboradores envolvidos nas obras dos itinerários rodoviários, como forma de alertá-los para a importância de manter o habitat natural da região que será cortada para construção daquela via de transporte.

“Esta é uma oportunidade para alertar os nossos colaboradores, caso apareça uma ave ou outro animal ferido ou debilitado no decorrer das obras, de modo a mantê-los vivos e minimizar os impactos ambientais”, salientou o responsável.

Durante os trabalhos de construção das rodovias, haverá monitoria e acompanhamento ambiental. Também será acompanhado um dos abutres, de forma a analisar a população existente, uma vez que os abutres são aves muito sensíveis aos ruídos provocados pelas máquinas ou explosões. O CERVAS (Centro de Acolhimento), localizado em Gouveia, tem um espaço destinado à recuperação de aves feridas ou debilitadas que, depois de estarem em boas condições físicas, poderão ser devolvidas à liberdade.

 Com informações do Jornal Nordeste

Você viu?

Ir para o topo