EnglishEspañolPortuguês

Canadá não proibe a importação de peles de cães e gatos

23 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Joana Bronze (da Redação)

O governo federal do Canadá não proibiu a importação de peles de gatos e cachorros, porque isso poderia prejudicar o apoio que o Canadá recebe à caça as focas, diz um documento recém-lançado.

Um memorando interno do governo mostra que o ministro da Agricultura Gerry Ritz não vai restrigir as peles de gatos e cães a entrar no país. Funcionários ficaram preocupados com a proibição, pois ela iria enfraquecer o argumento do Canadá sobre outros países, que fechariam suas fronteiras aos seus produtos.

“Uma proibição pode ter implicações para a indústria de peles de foca no Canadá. A posição do Canadá contra a proibição desses produtos iria prejudicar a venda dos derivados de focas canadenses para outros países”, diz Ritz.

Grupos de direitos humanos acusam a China e outros países asiáticos pelo tratamento desumano e injustificável, ao matar gatos e cachorros apenas por suas peles. Os grupos afirmam que a pele acaba em roupas, acessórios e outros produtos que são enviados para o exterior. Estes produtos são frequentemente enviados sem descrição específica, ou dados de produção, para ocultar sua matéria-prima. Assim, compradores adquirem os produtos sem imaginar que derivou de um comércio cruel.

A nota diz que o Ministério da Agricultura pediu aos defensores de animais provas de peles de gato e cachorro no Canadá. Fotos de casacos de pele mostram alegadamente serem feitas a partir de cães e gatos.

Os Estados Unidos e a União Europeia já proibiram a importação de peles de cães e gatos.

Há anos, grupos de direitos animais fazem campanhas contra esta matança, contando até com o apoio de celebridades como a lenda do rock Paul McCartney em sua causa. Mas muitos políticos canadenses ainda apoiam a caça de focas, alegando que daria a regiões remotas um “impulso econômico”.

Com informações de The Star

Você viu?

Ir para o topo