EnglishEspañolPortuguês

Baleia morta no início do mês no litoral catarinense será enterrada

23 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Funcionários da prefeitura de Imbituba, no sul de Santa Catarina, iniciaram na manhã desta quarta-feira a remoção da carcaça da baleia encontrada morta no início do mês no costão da Praia de Itapirubá.

Os trabalhos são coordenados pelo Instituto Chico Mendes e acompanhados por uma integrantes do Projeto Baleia Franca e da unidade de Zoologia da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (Unesc).

De acordo com a diretora de pesquisa do Baleia Franca, Karina Groch, os restos do animal, já em decomposição, devem ser retirados do costão da praia, entre os municípios de Imbituba e Laguna, até o início da tarde.

O serviço foi iniciado com a retirada de ossos que estavam expostos. A maré alta dificulta os trabalhos. Os restos do mamífero serão enterrados num local próximo ao ponto de encalhe.

Morte

A baleia foi encontrada no costão da Praia de Itapirubá em 6 de setembro, em uma área de difícil acesso. O balneário fica no limite entre os municípios de Imbituba e Laguna.

O mamífero da espécie baleia-de-bryde já estava em avançado estado de decomposição. É o quarto encalhe desta espécie registrado pelo Projeto Baleia Franca, que monitora a presença dos animais na costa catarinense, desde 2002.

O animal morto é um adulto e tem aproximadamente 12 metros de comprimento. A espécie é verificada em todo o mundo, mas, no Brasil, normalmente é avistada no litoral do Sudeste.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo