EnglishEspañolPortuguês

Animais castrados em campus de universidade recebem chip de identificação

23 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Começou neste fim de semana a castração dos gatos que povoam a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. A novidade foi a implantação de um chip de identificação no corpo dos animais. O aparelho vai facilitar o trabalho de monitoramento do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio de informações como vacinação e o bairro de origem do animal.

Além de castrados, os animais foram vacinados contra a raiva e medicados. Inicialmente, os procedimentos foram adotados nos gatos machos. No decorrer da semana, as fêmeas serão encaminhadas a clínicas veterinárias, já que o procedimento, nesse caso, é mais complexo e a recuperação requer outros cuidados. Estima-se que pelo menos 200 gatos e 30 cães povoam o campus.

A castração foi a solução mais responsável para controlar a reprodução e o crescimento da população dos animais no campus, conforme explicou a bióloga e coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais em Pesquisas da Uefs, Ana Cerilza Santana Melo. Participaram profissionais da CCZ e da Associação Médica Veterinária de Feira de Santana, além de estudantes de medicina veterinária da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC).

Controle de doenças

O Presídio Regional de Feira de Santana e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues são alguns dos locais em que já foi detectada superpopulação de cães e gatos. Por essa razão, serão beneficiados com o projeto, conforme Mirza Carvalho Santana, coordenadora do CCZ.

Foto: Reprodução/Jornal Feira Hoje
Foto: Reprodução/Jornal Feira Hoje

Para o estudante do 1° semestre do curso de medicina veterinária, Flávio Muritiba, “participar desse projeto representa uma oportunidade única de realizar um trabalho social que é de interesse de saúde pública e associar a teoria à prática”. O professor e veterinário Erivaldo Nogueira, que participou dos trabalhos, afirmou que o controle da natalidade dos gatos acarreta o controle de doenças transmitidas ao homem.

Fonte: Jornal Feira Hoje

Você viu?

Ir para o topo