EnglishEspañolPortuguês

Biodiversidade é a verdade inconveniente, diz pesquisador

19 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O economista e pesquisador do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Pavan Sukhdev, defendeu nesta sexta-feira que a preservação da biodiversidade é “a verdade inconveniente” no planeta – é um tema que poucos procuram discutir. Enquanto as mudanças climáticas, segundo ele, representam “a verdade conveniente” – as pessoas levam o assunto para o debate, embora niguém queira assumir sua cota de responsabilidade. “A culpa é sempre de outro”, disse.

Ao participar de um seminário sobre economia da biodiversidade, Sukhdev comentou um estudo sobre a Economia de Ecossistemas e Biodiversidade, apresentado na semana passada na Alemanha. A estratégia consiste em atrair a atenção internacional para os benefícios da biodiversidade, destacar o custo crescente da perda da biodiversidade e da degradação de ecossistemas e reunir conhecimento de especialistas dos campos da ciência, economia e política, permitindo o avanço de ações práticas.

Devemos reconhecer que estamos lidando com vida e que temos de ter cuidado com a maneira com que fazemos com isso. Uma das perguntas a serem feitas é o que vai acontecer se os negócios permanecerem como estão. Se continuarmos, acabaremos com uma perda significativa de biodiversidade, algo do tamanho da Austrália”, alertou.

Para o especialista, é preciso que os líderes se antecipem e evitem mudanças no lugar de apenas contabilizar perdas de biodiversidade. “É uma escolha ética”, avaliou.

“Não é apenas uma questão de dinheiro. É preciso olhar para a questão humana do problema. Em 40 anos, vamos acabar tendo de comer plâncton, algo não muito atraente”, completou.

Durante a abertura do seminário, a secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, destacou que a discussão acerca do tema biodiversidade não deve ser uma prerrogativa apenas dos ambientalistas.

Para ela, o país vivencia uma espécie de transição, já que o debate sobre o assunto está abandonando o “ambientalês” e a política ambiental está “saindo de seus limites”.

“Temos que evoluir no debate e isso não é fácil na área econômica, mas, por outro lado, a crise nos provocou a discussãode um novo modelo. Não há nenhuma discussão econômica em que a biodiversidade não esteja no centro”, disse.

Fonte: Terra

Nota da Redação: Faltou ainda mencionar a maior das verdades inconvenientes: que a devastação dos ecossistemas e a destruição dos habitats, que geram a comentada e preocupante perda da biodiversidade do planeta, são causadas também pela criação de animais para o consumo humano. Além dos animais terem o direito à vida e isso não ser respeitado, o planeta está sendo devastado em função do impacto provocado pela exploração de animais confinados e torturados para consumo. São responsáveis por isso: indústria, criadores, consumidores e tudo o que estiver de acordo com tamanha exploração. Por que será que, por mais que se “evolua” no debate das questões ambientais, sempre se esquecem desse “detalhe” tão importante?

Você viu?

Ir para o topo